comer
comments 2

Jante hoje, ‘marmite’ amanhã: batata recheada com shitake

Aqui em casa o lema é o seguinte: “jante hoje, marmite amanhã!”. Como ninguém é obrigado a comer a mesma coisa dois dias seguidos, eu sempre tento usar o mesmo ingrediente em dois preparos diferentes. Assim economizo tempo e fico feliz com tanta gostosura. A minha dica de hoje é:

1) Jantar: batata recheada com requeijão e molho de shitake (307 calorias por porção)

2) Marmita: arroz com molhinho de shitake e filé de frango (352 calorias por porção)

Não gosto muito de usar o micro-ondas, sei lá, eu tenho um certo preconceito com o coitado, coisa minha. Mas como vi muito minha mãe fazendo batata recheada usando este recurso, eu acredito que só pode ser uma coisa de Deus, afinal, mães estão sempre certas e têm a resposta para tudo. Posso dizer que a consistência da batata fica de fato ótima e, claro, é um prato m-u-i-t-o prático. Bora?

Gente, e não é que este prato ficou até com uma cara gourmet? Achei chique

Batata recheada com requeijão light e shitake

Ingredientes
2 batatas grandes
2 colheres rasas (sopa) requeijão light
1 bandeja de shitake
1 colher (chá) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) shoyu
Cebolinha a gosto

Modo de preparo

Batatas: lave bem, corte ao meio (não precisa retirar a casca), faça furos em toda a extensão com o garfo. Se desejar, pode lambuzar com um pouquinho de sal, mas eu nem uso, já que a cobertura é salgada. Coloque com as metades viradas para cima, por 7 minutos, no micro-ondas; depois vire e deixe mais 7 minutos (o tempo varia de acordo com a potência do seu micro-ondas).

Cogumelos: lave bem os cogumelos e corte-os em fatias finas. Refogue-os no óleo de gergelim, vá mexendo e, aos poucos, colocando o shoyu. Quando sentir que ele já está bem incorpado com o shoyu, experimente e veja se está macio. Se sim, pode desligar (nem precisa colocar sal, o shoyu já tem!). Por fim, salpique com cebolinha.

Montagem: coloque as batatas abertas em um refratário. Passe uma camada de requeijão, e, por fim, despeje o molinho de shitake por cima. Está pronto!

Rendimento: 2 porções

Arroz integral com shitake

Separe um pouquinho do molho para misturar com arroz integral e colocar na marmitinha. No meu caso, usei filé de frango para complementar.

Vou confessar aqui “em off” para vocês que, como eu sou ‘roots’, joguei um feijãozinho nesta marmita também para garantir a minha sobrevivência e bom humor durante a tarde (desculpe a mistureba, deuses gourmet).

Como a foto não ia ficar muito bonita, tratei de fazer o clique antes do ato! Fica a seu critério, mas eu, particularmente, não seria uma pessoa feliz sem feijão. Para o meu paladar, ficou bem bom!

Colaborou com este post: Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen.

2 Comments

  1. Marília Cardoso de Freitas says

    Muito bom! Amei esse post, muito grata por terem compartilhado isso com a gente, obrigada pessoal.

  2. Juliana Paes de Brito says

    Muito bom! Amei esse post, muito grata por terem compartilhado isso com a gente, obrigada pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *