meu livro

Oi, gente! Se você acompanha meus textos por aqui e no meu Instagram, com certeza vai gostar do meu livro-reportagem: ALÉM DO LIKE – O que está por trás da nossa eterna busca de aprovação por meio da imagem, publicado pela Quintal Edições – uma editora que acredita na escrita das mulheres!

O link para a compra é esse aqui, onde você também encontra combos incríveis com outras obras que têm a ver com a temática do meu. 🙂 Mas deixa eu contar um pouco de como esse projeto nasceu.

Além do like é fruto de uma pesquisa que começou em 2014 – e se intensificou durante a pandemia – sobre pressão estética e insatisfação corporal feminina

Estudos mostram que os padrões de beleza atuais afetam quase todas as mulheres – até mesmo as que se encaixam neles. Se antes tínhamos “apenas” as revistas, o cinema e a TV, hoje a presença implacável das redes sociais nas nossas vidas ampliou a pressão sobre nossa imagem. Os filtros e corpos “perfeitos” que vemos por lá nos colocam em constante estado de comparação e, em muitos casos, de autodepreciação.
 
Essa temática ocupa dois extremos na internet – de um lado, estão as influencers e blogueiras que ainda propagam a ditadura das dietas, vendendo uma enxurrada de produtos duvidosos e um estilo de vida inalcançável. Do outro, as militantes da aceitação corporal, que, embora tragam uma pauta muito importante, muitas vezes não acessam a mulher que ainda não consegue se aceitar. Diante dessa polarização, decidi escrever um livro que inspirasse uma reflexão mais profunda sobre o que nos trouxe até aqui.

Nele, estão reunidos 40 depoimentos de mulheres – desde ex-modelos, atrizes globais, youtubers influencers, até mulheres “comuns”, que, mesmo não tendo a própria imagem como ferramenta de trabalho, também já tiveram/têm que lidar com frustrações e traumas ligados às cobranças sobre o corpo. Há também entrevistas com especialistas (nutricionistas, psicanalistas, psicólogas, educadoras físicas) e pesquisas atuais sobre os temas abordados.

Procurei fazer uma obra atemporal, mas com ganchos quentes, como a busca por cirurgia plástica durante a pandemia e as reflexões sobre a importância da beleza nesse mesmo período.
 
Além do like está dividido em três partes, todas permeadas pela eterna insatisfação corporal feminina.
 
A parte I trata das origens da nossa insatisfação corporal.
A mídia e imposição do padrão de beleza vigente, a cultura das dietas, o mercado (lucrativo) focado na baixa autoestima feminina etc.
 
A parte II, das consequências que sofremos.
Para a saúde física: relação ruim com a comida, com a atividade física e com o corpo, transtornos alimentares, banalização da cirurgia plástica no Brasil etc.
Para a saúde mental: baixa autoestima, comparação constante, autoimagem negativa etc.
Para a sociedade como um todo: hipersexualização dos corpos femininos, adultização precoce das meninas, invisibilização das mulheres mais velhas, gordofobia e estigma do peso etc.
 
E a parte III propõe caminhos.
Sem respostas prontas, mas, sim, propostas para reflexão: O que seria necessário para mudar essas estruturas opressoras? De que forma nossas ações individuais contribuem para uma sociedade melhor? 
 
Meu maior objetivo com esse livro é inspirar meninas e mulheres a se sentirem mais livres desses padrões e conscientes o suficiente para tomarem decisões com base em motivações internas – e não para atender as expectativas alheias.

Espero que essa leitura seja gostosa, leve, instrutiva e, sobretudo, libertadora! Garanta o seu exemplar já!

Leia mulheres! ♡