comer
comments 2

Bolo de milho de liquidificador é prático e não leva farinha

Bolo de milho de liquidificador sem farinha

Acho que não preciso declarar mais uma vez o AMOR que tenho por bolo caseiro, né? Se você é leitor do Marmiteira já reparou que sou uma grande fã.

Melhor ainda quando a receita é prática. Afinal, liquidificador é sinônimo de praticidade. Por isso, minha reação não poderia ser diferente ao perceber que este bolinho, que nem leva farinha, deu super certo: alegria!

Bolo de milho de liquidificador sem farinha

Ingredientes
1 lata de milho cozido no vapor (se você tiver a espiga, melhor, porque é in natura! Senão, o milho congelado é uma boa opção, eu só tinha lata neste dia, mas procuro evitar as conservas)
1 xícara de leite desnatado (ou 1 vidro de leite de coco, opcional)
2 ovos caipiras
2 colheres (sopa) de óleo de coco (ou 1/4 de lata do óleo que você tiver em casa)
1/2 xícara – DE MÃE – de açúcar orgânico (no caso minha mãe estava comigo nesse dia, no caso, ela me incentivou a colocar um pouco a mais de meia xícara, afinal ela é mãe e mães são generosas)
1 colher (sopa) de fermento
2 xícaras de coco em fiapos

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento e o coco.
Quando a massa estiver bem homogênea, misture o fermento com uma colher e, por fim, incorpore o coco em fiapos.

Coloque em uma forma untada com óleo e asse por aproximadamente 40 minutos.

Se preferir um bolo mais consistente, você pode acrescentar uma xícara de milharina. Eu, no entanto, gosto assim: baixinho, cremoso e com o puro gosto do milho e do coco.  

 ✨ Se você gostou dessa receita, talvez também se interesse por essas aqui:

Bolinho integral de cacau, aveia e castanha-do-Pará: uma receita prática para começar a semana.
Bolo de fubá fofinho e sem farinha: perfeito para aproveitar arroz que sobrou.
Bolo de laranja com casca: uma boa pedida para celebrar o Dia Mundial da Alimentação.

O prazer de comer e a cultura das dietas

Durante muito tempo, comer bolo caseiro era simplesmente uma parte (deliciosa) da vida cotidiana: algo associado à cozinha da casa, ao café da tarde e ao prazer de comer sem grandes preocupações — como nossas avós faziam.

No entanto, com o avanço da cultura das dietas, até alimentos simples como um pedaço de bolo passaram a ser vistos com desconfiança, culpa ou o famoso “medo de engordar”.

No livro Além do Like, investigo justamente como essa mudança aconteceu e como a mídia e as redes sociais ajudaram a transformar a nossa relação com a comida — muitas vezes substituindo o prazer de comer por uma sensação constante de vigilância sobre o corpo.

Mas também falo sobre caminhos possíveis para reconstruir uma relação mais leve e consciente com a alimentação, em que um simples pedaço de bolo possa voltar a ser apenas aquilo que sempre foi: um prazer. 🙂

2 Comments

  1. Leia Costa says

    Humm… conheço muito bem os bolos de sua mamis generosa…ela é generosa por demais da conta ru que o diga… parabéns p vc linda e pra ela…bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *