comer
comments 17

Sobrou um montão de arroz? Faça um bolo de fubá fofinho e sem farinha!

Bolo Fubá sem farinha!

Você é daquele tipo que não pode ver sobra de arroz que já sai fazendo um monte de bolinho e “xuxando” na família inteira? Bom, nada contra o bolinho de arroz, mas preciso te dizer que existe uma i-n-f-i-n-i-d-a-d-e de receitas que dá para fazer com estes restos.

Aprendi algumas delas com as minhas minhas amigas da Prato Cheio, associação parceira do Marmiteira.

As nutris que trabalham nessa ong capricham na criatividade, e estão constantemente pensando, elaborando e testando receitas que contribuam para o menor desperdício possível de alimentos. Não é uma causa e tanto? Eu amo. <3

Dia destes eu participei da oficina que elas ministram para as cozinheiras das entidades que recebem alimentos da Prato e o tema do dia era o que? ARROZ! Saiu cada coisa maravilhosa de meu Deus, que vocês não acreditam.

Hoje eu vou dar a receita do bolo de fubá, que, além de fofinho e delicioso, é uma ótima pedida para quem está tentando diminuir a farinha branca. A única questão dessa receita é que o arroz não pode estar muito temperado, pois isso pode interferir no sabor final.

Se tiver um pouquinho de sal, não tem problema, agora se você costuma usar cebola e alho aí complica. Eu acho que vale a pena fazer uma panela com menos tempero só pra sobrar um pouquinho e você testar essa delícia.

Bora?

Bolo de fubá com arroz

Ingredientes
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 ovo
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara e 1/2 (chá) de leite
1 xícara e 1/2 (chá) de fubá
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo
Bata no liquidificador o arroz, o ovo, o óleo e o leite. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Despeje em um recipiente, adicione o fubá, o açúcar e o fermento. Misture bem, coloque em forma untada. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, até que enfiando um palito saia limpo. 

17 Comments

  1. Maria Paula says

    Oi, fiz o bolo de arroz ontem. Infelizmente ele não cresceu. Solou lindamente, como disseram meus filhos. Mas valeu! Deu pra ver que existem opcões para evitar o desperdício.

    Aqui em casa, já estávamos cansados do bolinho de arroz.

    Continue postando!

  2. Maria Paula says

    Fiz o bolo semana passada. Foi um sucesso. A familia inteira aprovou. Muito obrigada pela dica.

  3. Susane da silva Matos says

    Estou fazendo nesse exato momento,como não tinha a xícara de medida tive de fazer a olho mas a massa já está aprovada agradeço pela receita se ficar boa irei postar que gostei!!! kkk pois aproveitei a sobra do arroz e não tinha farinha de trigo ai foi o jeito achei essa receita já me salvou muito.

  4. Fiz hj ele não cresceu, e o arroz ficou duro, da próxima vez vou deixar o arroz tipo papa, e colocar mais fermento, a receita é boa!

  5. Liergi says

    Eu experimentei e ficou uma delícia! Deu super certo! Obrigada por compartilhar. Tive que voltar pra agradecer. Ficou muito bom mesmo…

  6. Solange says

    Estou fazendo espero q fique bom ? e acabei de por p assar no microondas mas um desafio ?

  7. Curso De Confeitaria says

    Sou Amanda Dias, gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  8. Vou fazer agora com resto de arroz doce. Espero de certo. Com amor tudo da certo neh

  9. Curso De Confeitaria Rj says

    Gostei muito deste artigo em seu site, aqui é a Regina Da Silva seu site tem muita qualidade parabéns.

    • marmiteira says

      Oi, Brenda! Não tenho essa informação, vou ficar devendo! Quando comecei o Marmiteira, eu ainda acreditava nesse lance de calorias, mas com o passar do tempo e estudando mais profundamente a área de nutrição comportamental, passei a não mais me importar com valor calórico e sim com a qualidade dos nutrientes. Tem vários artigos aqui no site falando sobre isso, espero que seja útil pra você como foi pra mim. E além de tudo, é libertador não contar calorias. 😉

  10. Como fazer bolo de pote de chocolate says

    Quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *