comer
Leave a comment

Arroz integral turbinado: o dia que o esquentado ficou melhor que o fresco

Arroz Integral Repaginado

Arroz integral: um assunto delicado. Uns amam, outros odeiam…mas uma coisa ninguém pode negar: ele é um excelente aliado da nossa saúde!

Eu como sou um ser humano que gosta de praticamente tudo, não sinto dificuldade alguma em trocar o branco pelo integral e aqui em casa ele está presente na minha mesa quase todos os dias.

Não à toa costumo cozinhar bastante de uma vez, e congelar em porções pequenas – adoraria fazer arroz fresquinho todo dia, mas não tenho tempo. Então, vem ni mim, freezer, que nossa parceria é SÓ SUCESSO!

Dia desses eu resolvi fazer uma estripulia diferente na hora de esquentar. Digamos que eu dei uma repaginada no arroz que estava congelado pronto, e olha, surpreendentemente ele ficou melhor do que o dia que eu fiz.

Me inspirei no arroz árabe, aquele com cebolinha caramelizada. Tá, não tem nada a ver com arroz árabe, mas a questã  é que essa cebolinha traz todo um borogodó pras comida tudo. Taí o resultado: marmitinha linda de Jesuis. 🙂 

Arroz Integral Repaginado Makingof

Novidade por aqui!

E antes de dar a receita, quero anunciar uma novidade! A partir de agora passa a colaborar com o Marmiteira a nutricionista Raquel Labonia, da WellMove, que passará a enriquecer alguns dos posts com muita informação. Bem-vinda, Raquelzita! 😀

As dicas dela sempre virão com um selinho ao lado, indicando os destaques que ela tirou da receita e acha legal compartilhar por aqui. Com mais informação no prato, ninguém segura nóis! Agora, aos trabalhos.

Arroz integral esquentado e turbinado

Ingredientes
Arroz integral pronto (usei mais ou menos 200 g)
1 cebola (grande) picada em fatias finas
Uma “mãozada” de sementes de girassol sem casca (você encontra ela já descascada em casas de produtos naturais, mercadões e afins)
1 colher (sopa) de azeite

 

INGREDIENTE DO PODER Sementes de Girassol

“São ricas em gorduras mono e polinsaturadas, as famosas gorduras boas, que trabalham para reduzir o nosso colesterol do mal e aumentar o colesterol do bem. Além disso, são boas fontes de proteína, potássio e magnésio, nutrientes interessantes para quem faz atividade física. As sementes de girassol são super versáteis, combinam muito bem com pratos quentes e também acompanhando saladas, frutas e iogurte.” Falou e disse, Raquel!

 

Modo de preparo
Aqueça o fio de azeite e depois jogue a cebola nele. Vá mexendo de vez em quando em fogo baixo até ela dourar. Quando ela estiver ficando moreninha (coisa linda), é hora que você joga o arroz e as sementes de girassol – que dão uma crocância maravilhosa pro arroz e, de quebra, são benéficas para a saúde como a Raquel confirma aí em cima!

Eu usei estas sementes porque era o que eu tinha em casa, mas qualquer tipo de castanha ou semente pode fazer as vezes aqui: nozes, castanha-do-pará, amêndoas, etc. Só cuidado para não exagerar nas que são mais calóricas e ricas em gordura porque senão o prato acaba ficando pesado.

 

QUERIDINHA DA NUTRI “Além dessa receita ser super nutritiva, com as vitaminas e minerais do arroz integral e as propriedades das sementes de girassol, ela evita que você acabe jogando fora o arroz de ontem porque ele ficou seco e sem vida. Esses pequenos truques ajudam a reduzir o desperdício, aproveitando alimentos que ainda estão bons para o consumo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *