comer
Leave a comment

Polenta também pode acompanhar molho leve: coma sem culpa

A dona da polenta mais gostosa deste mundo é a minha avó e isso não se discute. Mas ela mora a 700 km de distância de mim, e, em um dia de frio na capital paulista, decidi me virar como podia.

Lógico que eu não tive a ambição de chegar nem perto do resultado da minha avó. Afinal, são 86 anos de experiência e muita marotice. Então, espertona que sou, comprei um pacotinho de polenta pronta, depois de analisar o rótulo e considerar que não era algo assim tão artificial.  

Claro que não é o melhor caminho, evito sempre comprar coisas prontas. Comprovei que o sabor e a textura não são nem de longe os mesmos de se fazer a polenta à base de fubá, à la vovó, mas a essa altura eu já tinha cedido ao encanto das palavras “pronto” e “rápido”. 

Para fazer o tira-teima, pedi à minha mãe que fizesse o modo old school para que eu pudesse observar e aprender, e eu garanto que ela levou o mesmo tempo que eu: coisa de 20 minutos. 

Seja qual for o método escolhido, o que vale também é não pesar no molho. Até porque nos dias frios o corpo pede algo quente, e é aí que você pode quebrar um pouco a rotina com uma polenta no lugar de outras fontes de carboidrato, como o arroz, a batata ou a mandioca. 

A nutricionista Raquel Noronha Reis Galrão Correa, do Senac Santos, também listou outros benefícios do fubá: é rico em magnésio, potássio, zinco, fósforo e fibras.  

No meu molho, usei shimeji, shoyu, salsinha e cebolinha. Também acrescentei uma fatia de mussarela, que pode ser substituída pela versão light, ricota ou cottage para deixar o prato ainda mais leve.

Polenta com molho de shimeiji e shoyu

Ingredientes
1/2 litro de água
250 g  de polenta pronta
1 fatia de mussarela (por porção)

Molho
200 g de shimeji
Cebolinha e salsinha a gosto
1 fio de óleo de sua preferência (usei o de gergelim, acho que combina com essa receita)
1/2 copo de shoyu
1/2 copo de água

Modo de preparo
Dissolva a polenta na água e vá mexendo até atingir a textura que você prefere. Você pode adicionar mais água caso prefira uma polenta mais molinha. Molho: em uma frigideira, refoque o shimeji. Vá acrescentando o shoyu aos poucos, e a água, e mexa bem. Montagem: em um pote pequeno, coloque uma camada de polenta, uma fatia de mussarela, e mais uma camada de polenta. Acrescente o molho e finalize com cebolinha e salsinha.

Rendimento: 3 porções
Valor calórico: 120 calorias

Temperos como salsinha e cebolinha dão sabor especial à polenta

E viva o fubá!
Para quem vai fazer com fubá (recomendo fortemente), para uma polenta mais firme use 250 ml de água para cada 100 gramas de fubá (05 colheres de sopa cheia). O modo de fazer é o mesmo: vá misturando o fubá e a água e mexendo, até atingir a textura desejada.

Esta quantidade pode render em média três porções como a da receita citada. Feita com fubá, a porção ficaria com 170 calorias. 

A Raquel também confirma o que eu já sabia: mesmo sendo um pouco mais calórica do que a versão pronta, a polenta feita com fubá é mais saborosa e mais saudável, pois você tem a vantagem de controlar o sal. “A polenta pode sim ser consumida sempre, principalmente no inverno, se atentando sempre para os ingredientes e forma de preparo para deixá-la menos calórica e mais nutritiva.”

Outra dica interessante que ela me deu é usar ervas frescas para temperar a polenta. Você pode fazer um caldo com ingredientes como salsinha, orégano, alecrim, cebola, alho-poró, pimenta, entre outros. E entre as opções de molhos leves, tem mais dicas da nutricionista aqui. Confira. 

Molho de tomate

Ingredientes
5 tomates sem pele e sem sementes picados
1 cebola média picada
50 g de alho-poró picada
2 colheres (sopa) de azeite
Temperos leves a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente os tomates e os temperos e refogue bem até murcharem e ficarem em consistência de molho leve.

Molho de abobrinha

Ingredientes
2 abobrinhas italianas raladas
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
50 g de alho porró picado
2 colheres (sopa) de azeite
Temperos leves a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente as abobrinhas, as cenouras, os temperos e refogue bem até ficarem macias.

Molho de atum

Ingredientes
1 lata de atum light em pedaços
1 cebola média picada
2 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite
Temperos leves a gosto
1 pote de iogurte natural light

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o atum e os temperos e refogue bem. Por fim, acrescente o iogurte e misture bem.

Molho de frango

Ingredientes
1 unidade de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola média picada
2 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de requeijão light
Temperos leves a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o frango desfiado e os temperos e refogue bem. Por fim, acrescente o requeijão light e misture bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *