comer
comment 1

Carne moída cremosa é prática, leve e deliciosa

Eu tenho uma tese que é a seguinte: qualquer coisa nesse mundo combina com carne moída. Quer ver? Arroz e feijão, macarrão, purê de batata, no escondidinho. Em molho, refogada, com legumes, como recheio de uma abobrinha ou pimentão. E dentro de um pão francês fresquinho então? Misericórdia.

Não é à toa que minha alegria foi dupla ao saber do livro Marmita Chic e Saudável, do chef André Boccato (editora Senac), que chega às livrarias essa semana.  Primeiro porque ele vem com uma série de receitas práticas, saborosas e saudáveis para quem segue firme na arte da marmitagem. Segundo porque ele me deu mais uma ideia de preparo de carne moída: cremosa. Nham!

Eu já falei por aqui sobre a praticidade da carne moída, e ela realmente é uma excelente aliada quando não se tem tempo. Uma coisa importante antes de ir às vias de fato é, na hora da compra, optar por uma carne magra, com teor de gordura mais baixo. Dá uma olhadinha nessa tabela aqui. Bora para a receita?

Carne moída cremosa

Ingredientes
1 colher (sopa) óleo
1 dente de alho picado
1/2 cebola média picada
400 g de patinho moído
1 colher (sopa) shoyu
1/3 xícara (chá) de champignons fatiados
1/2 tomate sem pele e sem semente picado
1 colher (sopa) salsa picada
1/2 pacote de cream cheese light

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a carne moída. Por fim, acrescente o shoyu, os champignons, o tomate, a salsa e o cream cheese. Misture, refogue por mais 2 minutos e desligue. Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 340 calorias

Dicas do chef marmiteiro
O fato de viver rodeado de panelas não impede Boccato de ser um marmiteiro de carteirinha. “Apesar de trabalhar com cozinha eu faço dieta saudável e, como sou maratonista, minha refeição acaba sendo mais difícil de balancear em restaurantes, então trago de casa.”

Logo de cara ele listou um monte de vantagens associadas a este hábito, das quais eu assino embaixo. “É uma atitude saudável e oportuna do ponto de vista nutricional e econômico. Mas as empresas devem investir mais em locais para aquecer e comer coletivamente”, disse.

Para uma marmita apetitosa e, ao mesmo tempo, nutritiva, ele indica a “boa combinação de carboidratos com proteínas”, como arroz ou batata com frango, peixe ou carne. As vitaminas e fibras vêm em forma de legumes crus ou cozidos, além das frutas.

Boccato também não recomenda frituras, que além de não serem saudáveis não ficam boas no reaquecimento. “O ideal é ter boas embalagens para isolar bem os alimentos”, acrescenta.

Para finalizar e dar aquele empurrãozinho em quem tem vontade de fazer a própria marmita mas é vencido pelo cansaço, ele ensina alguns truques para driblar a falta de tempo. “O ideal é cozinhar uma ou duas vezes na semana e trabalhar estocando no freezer. As saladas têm que ser preparadas na noite anterior ou bem cedo; o arroz pode ser feito uma só vez na semana e os legumes cozidos podem ser incorporados nesse arroz já preparado. As carnes devem ser grelhadas, pois recuperam melhor no micro-ondas”, indica.

Uma outra sugestão é fazer tudo em um dia só, armazenar em recipientes pequenos, em porções individuais, e usar o freezer como aliado. Todo o esforço vale a pena em nome de uma alimentação mais conciente e equilibrada. Alguém duvida que marmitar está na moda? 

140818_marmitachicsaudavel_capa_301x401_div

Colaborou com este post: Marcela Sansone, nutricionista da VP Consultoria Nutricional. 

 

1 Comment

  1. o famoso says

    Gostei de mais do se artigo :), Obrigado por postar, inclusive acompanharei mais esse site, achei útil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *