comer
Leave a comment

Batata doce ou abóbora com gengibre? Faça duas sopinhas numa tacada só

Receitinhas simples deixam os dias frios mais saudáveis e reconfortantes

Quando eu era mais nova e ainda morava com a minha mãe, não entendia como ela conseguia ser tão rápida na cozinha. Parecia passe de mágica: em um minuto não tinha almoço, no minuto seguinte, eu estava me acabando em um prato maravilhoso.

Com o tempo e a prática, percebi que eu mesma fui criando minhas técnicas para gastar menos tempo na cozinha, e, dentro do meu amadorismo – ainda não chego aos pés de mamis –  acredito que hoje sou bem mais agilizada.

Isso porque nunca vou para a cozinha para fazer um prato só: geralmente aproveito algum preparo para fazer uma segunda coisa, e ter mais opções congeladas e no meu freezer para quando não tenho tempo de cozinhar.

Por isso hoje vou dar a receita de dois cremes deliciosos para estes dias mais friozinhos, que dá para fazer em uma só ida ao fogão e não gasta mais do que meia horinha.

Nos dois cremes, usei frango cortado em cubinhos (estilo estrogonofe), garantindo a proteína da refeição. Os legumes também são bem simples de se preparar: é cozinhar, temperar e bater no liquidificador.

Como resultado, você terá um freezer recheado de porções individuais com dois tipos de diferentes de sopa.  Chegou a noite com aquela preguiça? É só esquentar e comer! Você terá, em minutos, um jantar natural, reconfortante e com ingredientes saudáveis. E o melhor: feito em casa. Anota aí!

Receitinhas simples deixam os dias frios mais saudáveis e reconfortantes

Creme de batata-doce

Ingredientes
1 batata doce grande
1 caixinha pequena de creme de leite (com baixo teor de gordura)
Sal a gosto
Raminhos de erva-doce fresca (opcional, mas ficou bem bom!)
1 e 1/2 copo de água

Creme de abóbora com gengibre

Ingredientes
1/2 abóbora cabotiá
1 pedaço pequeno de gengibre in natura (dica: coloque aos poucos e vá experimentando, porque o gengibre é forte)
1 e ½ copo de água
Sal a gosto

Frango
600 g de frango cortado estilo estrogonofe
1 cebola
4 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto
1/2 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)

Modo de preparo
Em uma panela, refogue o frango na cebola e no alho. Acrescente todos os temperinhos, mexa bem e espere até que ele fique sequinho e cozido. Enquanto isso, prepare os legumes. Você vai precisar de mais duas panelas: em uma, cozinha a batata doce; na outra, a abóbora. Quando a batata amolecer, coloque no liquidificador e bata com a água, o creme de leite, a erva doce e o sal. Faça o mesmo procedimento com a abóbora quando ficar molinha: transfira para o liquidificador e bata, com água, sal e o gengibre.

Pronto, agora você tem dois cremes distintos e deliciosos. Quando o frango estiver pronto, acrescente metade à sopinha de batata doce, metade à de abóbora. Congele em recipientes pequenos, suficientes para uma porção. Assim você evita o desperdício e, em contrapartida, também não come além do que o seu corpo pede. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *