comer
Leave a comment

Aprenda a fazer chips de mandioquinha, da nutri Gabriela Kapim

Mandioquinha refogada, em forma de sopa, cozida. Panqueca de mandioquinha. E em purê, aceita? Tem certeza que você não gosta de mandioquinha?

Esse é a tática da nutricionista Gabriela Kapim no programa Socorro, Meu Filho Come Mal, do canal pago GNT. Ela afirma que os pais devem insistir em oferecer os alimentos saudáveis mesmo diante das caras de nojo, apresentando bons hábitos alimentares desde a primeira infância. 

Quando ela faz o mesmo legume de várias maneiras diferentes, o objetivo é inseri-lo de forma gradual, até que a criança o aceite naturalmente. 

Ao Marmiteira, ela deu a receitinha do o chips de batata-baroa, mais conhecida aqui em São Paulo por mandioquinha. Dá uma olhadinha.

Chips de batata-baroa

Ingredientes
2 batatas-baroa médias
Azeite
Sal a gosto

Modo de preparo
Lave bem as batatas-baroa e descasque-as. Com a ajuda do descascador ou com uma faca pequena (de legumes) afiada, corte-as no sentido vertical, de modo a ter chips redondos e bem finos. Unte uma assadeira com um fio de azeite e disponha os chips lado a lado, nunca um em cima do outro para que dourem de forma uniforme. Ajuste o sal e asse por 20 minutos a 180ºC em forno pré-aquecido.  Depois, por mais 5 minutos em 200ºC .

Rendimento: 3 porções pequenas
Tempo de preparo: 40 minutos

 

Foto: Divulgação

Seu filho come mal?
Essa semana, a Kapim foi convidada do programa de maternidade aqui no Terra, e eu, que não tenho filhos, mas sou da turma da marmita saudável, tive o prazer de participar do bate-papo. “Na maioria das vezes a criança rejeita determinado alimento e aí e ele nunca mais aparece na frente dela. A insistência de que esse alimento volte ao prato dela de formas diferentes é fundamental na dinâmica de experimentar”, disse.

A conversa também contou com a consultora de alimentação infantil Mayra Abucham, de São Paulo. Mãe de quatro filhos, ela contou algumas das estratégias que usa na própria casa. “O que menos importa é se a criança raspou o prato. O que importa é o que você está oferecendo. Quanto mais você envolve a criança no processo de alimentação, mais chance de ela estar mais aberta.”

Seu filho come mal? Se sim, você vai gostar de ver as dicas no vídeo abaixo, que é o programa na íntegra. Tudo o que elas falam serve como referência, inclusive, para a reeducação alimentar dos adultos também. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *