alimentação
Leave a comment

Ed Sheeran e Jamie Oliver: juntos pela alimentação saudável

Quantas vezes nos perguntamos qual a finalidade de algumas coisas que tivemos que aprender na escola. Análise sintática? Tabela periódica? Seno, cosseno, teta? 

Não estou desmerecendo nenhum destes temas, não. Me esforcei tanto para aprender certas regras que prefiro acreditar que, lá no fundo do meu inconsciente, todo este aprendizado me serve de alguma forma hoje em dia. 

Mas uma coisa eu nunca entendi: por que não temos educação alimentar na grade escolar. Comer é uma das coisas mais essenciais da vida e eu tenho certeza que, se tivéssemos uma relação mais íntima com os alimentos in natura, os níveis de obesidade no mundo inteiro não seriam tão alarmantes.

Felizmente muita gente está ligada nisso e tentando mudar essa realidade. O chef-celebridade inglês Jamie Oliver é um dos grandes nomes nessa área, e está sempre envolvido com mil projetos em busca incentivar as pessoas a comerem pratos descomplicados, com “alimentos de verdade”. A fazerem sua própria comida, a dependerem menos dos produtos industrializados (bora marmitar, Brasil!). 

E hoje, 15 de maio, é um dia importante para a causa: o Food Revolution Day, que ganhou até uma música especial com a participação de nomes de peso, como Ed Sheeran, Paul McCartney e o ator Hugh Jackman. Dá uma olhadinha no clipe que acaba de sair do forno.

 

A ideia da música é chamar atenção para esta iniciativa, que lembra a importância da alimentação em nossas vidas. 

Este ano, o tema principal é um abaixo-assinado que Jamie está organizando para pressionar os governos dos países do G20 a garantirem o direito à educação alimentar.

Assim que atingir um milhão de assinaturas, ele vai entrar com ações para que as escolas passem a ensinar praticas saudáveis às crianças.

Jamie Oliver quer fazer a criançada aprender a cozinhar e a lidar com os alimentos in natura desde cedo. Foto: Divulgação

 

Imagine que uma criança, no auge do seu processo de aprendizado, possa ir além da matemática, português e geografia, para também entender a origem dos alimentos, o impacto que causam no nosso organismo, como eles plantados, cultivados e preparados, até chegar ao nosso prato.

Só o conhecimento pode trazer um equilíbrio maior na hora de comer: sem culpa, sem exageros, valorizando nutrientes importantes e o prazer que é se alimentar!

Então quem acredita nessa causa e quer contribuir, é bem fácil: é só assinar a petição neste site aqui. O Jamie até se esforçou pra nos conquistar com seu português meia-boca (até que ficou bonitinho!). 

 

Por futuros adultos mais saudáveis
O objetivo do chef é mudar o quadro da obesidade infantil: atualmente, 42 milhões de crianças menores de cinco anos, em todo o mundo, estão acima do peso ou obesas.

Os números no Brasil também não são animadores, e estima-se que 39% das crianças já estejam nessa situação. 

O #FoodRevolutionDay está presente em 510 cidades no mundo todo, e Jamie Oliver ainda precisa de mais de 200 mil assinaturas para atingir a meta e ampliar o projeto. 

Assine e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *