comer

Panqueca na marmita: um carinho que você merece

Panqueca de atum com queijo de cabra

Quando eu era criança, eu morria de vontade de comer panqueca pelo simples fato que: minha mãe NÃO FAZIA. E não é que ela não gostava de cozinhar, ou não tinha dotes culinários. Pelo contrário: minha mãe é uma das melhores cozinheiras que eu conheço.

Só que sempre que eu pedia panqueca ela dizia:  “filha, pede qualquer outra coisa. Mas morro de preguiça de fazer panqueca.” E não era modo de dizer, isso era 100% verdade. Ela fazia TODAS as outras coisas que você pode imaginar.

Coisas muito mais complexas do que panqueca – ISSO que eu não entendia. Tortas doces, salgadas, pães caseiros, lasanhas, carnes nas mais diversas modalidades, bolachinhas de nata. BELISCÃO (manja aquela bolachinha com um pedacinho minúsculo de goiabada dentro? Então, isso é beliscão). E acho que nem se me pagassem muito dinheiro eu iria conseguir fazer aquelas bolachinhas tão delicadas. Mas ela conseguia. Só não fazia panqueca. 

Aí, quando comecei a cozinhar diariamente, notei que eu também tenho preguiça de fazer várias coisas; outras não. A idade nos traz essa SABEDORIA (risos). Hoje eu vejo que simplesmente temos mais facilidade pra cozinhar alguns pratos.  

Por exemplo: minha mãe acha risoto a coisa mais chata de se cozinhar, e eu acho mega fácil. Minha irmã tem mega habilidades com massas e bolos, eu, nenhuma pouca. E ó que beleza: assim a gente come de UM TUDO, sem ter que se sacrificar na cozinha fazendo coisas que a gente não gosta!

Giphyanitta

Tudo isso pra dizer que eu curto fazer panqueca e curto ainda mais abrir a marmita e me deparar com estas belezuras.  Panquecadeatum

Vamos pra cozinha, amiguinhos?

Panqueca recheada com atum e queijo de cabra

Ingredientes
Massa
1 ovo
¾ de xícara de farinha
1 xícara de leite
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo para untar a frigideira

Recheio
1 lata de atum
Queijo de cabra (só OSTENTO este recheio porque aqui é acessível, mas você também pode usar ricota, queijo fresco, mussarela, requeijão…enfim, uma infinidade de opções)
Cebolinha
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de azeite
Molho de tomate e parmesão para cobrir (opcional, ela sem molho também fica bem boa)

Modo de preparo 
Misture muito bem os ingredientes da massa. Você pode bater no liquidificador, mas eu fiz na mão mesmo e foi bem fácil. Depois, aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e coloque uma concha da massa. Espalhe bem e deixe ela dourar. Depois é só virar. Faça este processo até acabar a massa. Para o recheio, mesma coisa: só misturar tudo e distribuir nas panquequinhas. E tá pronto!

Dica extra: eu congelei algumas panquecas já montadas e deu super certo, isso é ótimo pra ganhar tempo. Fazendo a mais e congelando!