comer
comments 5

Folha de rabanete: não despreze o que a natureza te deu com tanto amor

Patê de ricota com folha de rabanete

Esses dias eu fui na feira e percebi que fazia muito tempo que eu não comprava rabanete. Eles estavam lindos, com aquela cor vibrante, em contraste com as folhas verdinhas. O feirante sacou o facão e já ia eliminar as pobrezinhas. Aí que eu falei:

– Moço, tira a folha não. Não dá pra cumê?
– Olha, moça, não sei não. (disse ele, fazendo uma careta)
– Ah, deixa aí, vai! Vou testar!

Eu já estou há algum tempo empenhada em aproveitar os alimentos de maneira integral, e agora mais ainda diante de uma linda novidade: o Marmiteira agora tem uma nova parceria com a associação Prato Cheio. 🙂

A partir de hoje as profissionais da instituição irão sempre me ajudar com dicas e informações importantes nas receitas em que serão usados talos, folhas, sementes e afins.

Por conta de hábitos culturais, jogamos fora muita coisa que poderíamos comer e eu quero cada vez mais entender como diminuir esse montão de lixo que a gente vê na feira. Bora?

INGREDIENTE DO PODER

“As folhas do rabanete, que geralmente são descartadas, têm alto teor de selênio,  um mineral antioxidante capaz de atuar na prevenção de diversas doenças”, conta Cláudia Jeovane da Silva, nutricionista da Prato Cheio

Patê de ricota com folha de rabanete

Ingredientes
200 g de ricota
Folhas de 1 maço de rabanete
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) azeite
5 colheres (sopa) de água
1 dente de alho

Modo de preparo
Bater tudo no processador e ser feliz. 🙂

Patedericotafolhaderabanete
Olha só que textura delícia!
NUTRI LIKES

“Essa parte do rabanete também é considerada fonte de fibras”, explica a nutri, que acrescenta que o alto consumo de fibras fortalece o sistema imunológico, melhora as funções intestinais, reduz o colesterol ruim e a atividade antibacteriana”. Ó só, que belezura!

Eu usei em um lanche que costumo fazer bastante aqui em casa, com pão ciabatta, salmão defumado, uma fatia de mussarela e algumas folhas de rúcula. O patê deu todo um toque especial!

Patedericotafolhaderabanete3
Esse lanche é bem prático e leve!

Higienização das folhas: é fácil, fácil!

O processo de higienização das folhas do rabanete é igual ao de uma salada normal: lavar em água corrente, depois deixar de molho por 15 minutos em água em temperatura ambiente com água sanitária (a medida é sempre uma colher de sopa para um litro de água). Depois, enxaguar novamente em água corrente.  

Mas não pode ser qualquer água sanitária, avisa Dafna Kann, presidente da Prato Cheio. Observe no rótulo se o produto tem indicação para desinfecção de frutas e verduras. 😉 

Não jogue fora as folha do rabanete!
As folhas são lindas e nutritivas

5 Comments

  1. clesia says

    Amei o conteúdo.
    Obrigada pelas dicas. Vou aproveitar minha hortinha que me proporciona tanta alegrias.

  2. Adorei a ideia de aproveitar os mantimentos de forma integral. Fui atrás de nutrientes da folha do rabanete mas achei essa receita boa, qual valor calórico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *