comer
Leave a comment

Faça iogurte em casa: economize e ganhe em saúde

Às vezes quando estou no mercado me sinto uma tiazoca velha olhando o preço das coisas: “mas gente, o tomate tá pela hora da morte, não é mesmo?”, falo, sozinha.

Por isso a dica de hoje é para juntar a fome com a vontade de economizar: que tal fazer o seu próprio iogurte natural, caseiríssimo e sem nenhum ingrediente estranho e industrializado no meio?

Tudo bem que a economia não é assim, tão significativa. Mas o maior ganho dessa prática é, na minha opinião, acostumar o paladar com algo mais natural e diminuir ainda mais o consumo de corante, açúcar em excesso e outros ingredientes obscuros que se escondem por trás dos rótulos ditos ‘saudáveis’. 

A receita, na verdade, é muito simples. Então o objetivo principal deste post não é o preparo em si, mas sim as dúvidas mais comuns que geralmente surgem quando as pessoas começam a fazer iogurte em casa. Veja a seguir. 

Receita
Você vai precisar, apenas, de um litro de leite e um copo de iogurte natural. Primeiro você ferve o leite; espera ele esfriar até que consiga colocar o dedo e manter ele por lá pelo menos por dez segundos. 

Então, incorpore o iogurte ao leite e mexa bem. Feche o recipiente e embrulhe em uma toalha de mesa ou cobertor. Deixe descansar de 8 a 12 horas e voilà: nasceu seu iogurte natural, fresquinho e econômico. 

:: Dúvidas mais comuns
A nutricionista Luciana Setaro, da Universidade Anhembi Morumbi, esclarece as principais dúvidas sobre este preparo. Confira.

As receitas sempre pedem leite pasteurizado. O leite de caixinha serve também?
Pode sim, não muda nada. Na verdade, o leite UHT (de caixinha) passa por processo de aquecimento ultrarrápido e a altíssimas temperaturas, o que diminui um pouco as proteínas e, assim, seus nutrientes, mas não interfere na textura ou gosto do iogurte. 

Costumo usar tanto o leite quanto o iogurte integral. Se usar um dos dois ingredientes desnatado, isso interfere na textura?
O leite desnatado, por possuir um teor de gordura menor que o integral, deixa o iogurte mais aguado.

Quem prefere opções menos calóricas e menos gordurosas pode usar os dois ingredientes desnatados?
Sim, a diferença é de aproximadamente 300 calorias. 

Quanto tempo esta receita dura, em média, na geladeira?
De oito a dez dias.

Se eu misturar algum outro ingrediente (ex. morango, ameixa, mel…) a esta mistura, a validade diminui?
A validade é de uma semana.

Qual é a forma mais saudável de adoçar este iogurte?
Com mel há o acréscimo de calorias (1g = 4 kcal), mas é uma opção saudável. Para quem está em dieta o melhor adoçante é a sucralose, pois não fornece calorias nem deixa sabor residual amargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *