comer
Leave a comment

Veja receita de salmão com tomilho: menos sal, mais sabor

Na correria que a gente vive, é fácil olhar para um tabletinho de carne, frango ou legumes e achar que ele é o melhor que podemos conseguir para dar sabor a um prato rápido.

Mas as ervas aromáticas estão aí para nos provar o contrário: em sua versão fresca ou seca, elas transformam os alimentos. Risotos, omeletes, carnes, massas, saladas, sopas e qualquer outra coisa ganha um sabor especial com a ajuda delas.  Outra vantagem é que, como trazem sabor, você também pode pesar menos a mão no sal.

Inclusive, tenho uma dica bacana que aprendi na Comedoria do Sesc Pinheiros: o sal de ervas. Você pode tritutar o sal com a sua erva de preferência e, dessa forma, irá reduzir naturalmente a quantidade final de sódio ingerida nas suas refeições.

As opções são muitas: manjericão, sálvia, alecrim, hortelã, orégano, salsa, coentro, e por aí vai.

Confesso que não sou muito boa com as plantas: eu me esqueço de molhar, ou, ao contrário, molho demais. Mas se você nasceu com este dom divino, use o Google a seu favor e digita aí: “como montar uma horta em casa”. 

Você vai achar de tudo; dicas para quem mora em apartamento, hortas verticais, em garrafa pet, em vaso grande, em vaso pequeno. Tem de todo jeito. Vai por mim: nada melhor do que fazer uma comidinha caseira com ingredientes frescos. 

Eu também estou na tentativa: ando fazendo uma experiência com um vasinho de manjericão e outro de sálvia, e nós estamos nos amando.

Mas a receita que eu indico hoje foi feita com tomilho, que eu comprei em maço em sua versão fresca. Dura bastante na geladeira e vai bem com carne, peixe e com o que sua imaginação mandar. 

Usei a técnica do papelote, ou seja, o peixe enrolado no papel alumínio que eu uso sempre e já elogiei muito por aqui. Além de fugir da fritura e das gorduras que a acompanham, é uma forma muito prática e rápida de preparo, já que você pode colocar o filé no forno e ir ser feliz fazendo outras coisas.  

Salmão no papelote com tomilho fresco e purê de batata

Ingredientes salmão
1 filé de salmão
1 dente de alho
1/2 cebola
2 ramos de tomilho
1 colher (sopa) azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Ingredientes purê
1 batata média
1/2 xícara de leite desnatado
1/2 colher (chá) rasa de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo
Salmão: coloque um papel alumínio em uma forma pequena. Coloque o filé no papel e tempere bem com todos os temperos. Feche o papel alumimínio, enrolando o filé, e leve ao forno médio por 20 a 25 minutos. 

Purê de batata: cozinhe a batata. Quando estiver molinha, amasse bem, juntado a manteiga, o leite e o sal. 

Montagem: coloque o purê de batata na parte de baixo do prato ou da marmita, com o filé por cima. Acompanha muito bem com salada de folhas verdes escuras e tomatinho cereja. Enjoy!

Rendimento: uma porção individual – bem generosa! – ou duas pequenas
Valor calórico da porção individual: 592 calorias

Colaborou com este post: Marselle Bevilacqua Amadio, professora do curso de nutrição do Senac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *