comer
Leave a comment

Com menos gordura, feijão branco é opção saborosa na marmita

A princípio, essa receita me pegou pela ‘boniteza’. Ao me deparar com ela no livro Chef Medicinal, de Dale Pinnock (editora Senac), fiquei encantada, de cara, com as cores do prato.

Em seguida, fiquei curiosa sobre essa combinação de feijão branco – em forma de purê – com pimentão assado. E acabou que ela me levou de volta à infância: quando eu era criança adorava amassar o feijão, o carioquinha mesmo, e fazer uma ‘gororoba’ com os outros ingredientes. Juro que ficava uma delícia, especialmente quando a minha mãe fazia batata cozida e arroz fresquinho.

Tão prática quanto a minha gororoba infantil é essa receita: fica pronta rapidinho. Outra coisa boa também é o seu valor nutricional.

A nutricionista Nika Frison, do Programa de Saúde Alimentar Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, diz que o feijão branco é um pouco menos calórico do que o carioquinha, além de ter menor teor de gordura.

Ela explica que ele é rico em cálcio, ferro e potássio. “Também contém boas quantidades de vitamina E e K, fibras e ainda tem menos gorduras totais do que o feijão preto e carioca”, indica. Para quem quer variar um pouco a marmita, essa é uma boa dica. No jantar, só o purê com o pimentão e uma saladinha verde já cai bem.

Para o almoço, você pode acrescentar o arroz, de preferência a versão integral, e um filé de frango, carne ou peixe. Vocês não têm noção do quanto é gostoso esse purêzinho.

Purê de feijão branco com pimentão assado

Ingredientes
2 pimentões médios (usei um verde e um amarelo)
1 tomate
1/2 cebola
250 g de feijão branco
Sal e pimenta a gosto
3 colheres (sopa) azeite
1 fio de óleo para cozinhar o feijão

Modo de preparo
Cozinhe o feijão com o fio de óleo. Quando ficar pronto, retire um pouco da água, amasse com o garfo, coloque só um pouquinho de sal e reserve. Se quiser um purê mais molinho, acrescente um pouco de leite desnatado.

Corte os pimentões em tiras, e as cebolas em pétalas. Os tomates podem ser picados em pedaços grandes, mantendo as sementes.

Coloque os pimentões, o tomate e a cebola em uma assadeira, e regue com o azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora.

Coloque em forno médio e deixe por mais ou menos 20 minutos. Quando murchar, você pode colocar em cima do purê, em porções pequenas, e servir.

Rendimento: 4 porções de 100 g
Valor calórico: 133 calorias por porção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.