comer
Leave a comment

Não sabe o que fazer com a beterraba? Faça um risoto!

Pobre beterraba. Toda vez que a vejo nos buffets da vida, ela está lá, renegada ao seu estado cru, e ralada, ou simplesmente cozida e cortada em cubos pouco atraentes. Para quem, como eu, gosta-de-comer-de-tudo, ela vai até crua.

Mas para quem não vai com a cara deste legume, vale investir em receitinhas diferentes para dar uma cara especial a um prato do dia a dia e fazer uma marmita ainda mais bonita.

Tudo fica melhor quando é possível aliar algo saudável e ao mesmo tempo saboroso. A receita que estampa a capa do livro Chef medicinal – Caminho para uma alimentação saudável, do especialista em nutrição Dale Pinnock, e publicado pela editora Senac, une estes dois objetivos: um delicioso e prático risotinho de beterraba.

Infelizmente no momento em que encasquetei de fazer essa receita eu não tinha todos os ingredientes que o livro pede, então fiz do ˜meu jeitinho˜. Ficou gostoso, mas acredito que a receita original deve ficar ainda mais saborosa porque me faltaram dois itens importantes: o hortelã, que quebra um pouco o sabor terroso da beterraba; e o queijo feta, que dispensa comentários!

De qualquer forma, gostei da ideia e replico aqui, com rendimento valor calórico, as duas receitas: a do livro e a minha, que ficou ainda mais leve. O resultado é um prato bem colorido.

Ta aí minha obra prima, um pouco mais leve do que a versão original

Risoto de beterraba (meu jeitinho)

Ingredientes
1 fio de óleo (usei o de amendoim)
1/2 cebola comum
1 dente de alho
1 xícara de arroz arbório
300 g de beterraba cortada em cubos
1 xícara de ervilha fresca congelada
4 fatias grossas de queijo fresco picado em cubos
Sal e pimenta a gosto
1 l de caldo de legumes (usei o meu caseiro, com cascas de legumes)

Modo de preparo
Refoque a cebola e o alho no fio de óleo. Acrescente o arroz, em seguida, os cubos de beterraba, e mexa bem. Acrescente o sal. Aos poucos, vá colocando pequenas porções do caldo de legumes e mexendo, até o risoto atingir o ponto da sua preferência. Já com o prato finalizado, acrescente os cubinhos de queijo branco e a ervilha fresca. Está pronto!

Rendimento: 2 porções
Valor calórico: 398,5 calorias por porção

Risoto de beterraba (receita completa do livro)

Ingredientes
Azeite de oliva
1 cebola roxa grande picada
2 dentes de alho picado
250 g de arroz arbório
300 g de beterraba cozida cortada em cubos
1 l de caldo de legumes
200 g de ervilha fresca congelada
1 punhado de hortelã fresca picada
200 g de queijo feta
Sal marinho e pimenta do reino

Rendimento: 2 porções
Valor calórico: 654 calorias por porção

Modo de preparo
O modo de preparo segue praticamente o mesmo nas duas receitas. Nesta, recomenda-se acrescentar o hortelã ao final; além disso, o livro indica que se faça um purê com parte da beterraba e juntar ao arroz quando estiver no ponto. Outra diferença é que a receita do livro usa a beterraba já cozida; eu uni ao arroz crua e deu certo; ela foi amolecendo ao logo do processo.

Você sabia?
Segundo o livro, a beterraba é uma excelente aliada para quem sofre de pressão alta. A publicação indica que ela é rica em nitratos naturais, um tipo de sal mineral que ajuda a regular a pressão sanguínea. Além disso, o livro cita estudos que ligam a betacianina, o pigmento arroxeado da beterraba, a efeitos positivos no funcionamento do fígado.

O livro traz receitas e informações sobre os benefícios de diversos alimentos para a saúde

Colaborou com este post: nutricionista Marcela Sansone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *