comer
Leave a comment

Duelo: macarrão gravatinha integral x tradicional. Quem vence?

Passar o dia contando calorias é um porre, não é não? Mas fala a verdade: depois de um fim de semana, você nunca pensou em dar uma olhadinha no rótulo daquele bombom antes de se entregar de vez a ele, afirmando para si mesmo a velha frase: “O que é um bombonzinho perto da orgia alimentar que fiz nos últimos dois dias?”.

Acho que fazemos essas contagens malucas para tentar encontrar algum equilíbrio na alimentação como um todo, mas o fato é que eu não sou a favor de paranóias de nenhum tipo, principalmente ligadas ao nobre (e delicioso) ato de comer!

Por isso vale lembrar que coloco o valor calórico das receitas apenas como referência. Na realidade, um prato saudável vai muito além do valor calórico total: envolve a taxa de gordura, sódio, açúcar, aditivos e outros componentes dos quais nem mesmo os festejados produtos light saem ilesos.

Eu preparei uma receita para essa segundona que troca o macarrão gravatinha normal pelo integral, além de todos os ingredientes comuns pelos light. Existe um mito que diz que, em termos de calorias, os alimentos integrais não são tão mais vantajosos do que os normais. Mas as trocas inteligentes, como já disse acima, vão muito além disso.

A professora do curso de bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac, Suzana Camacho, concorda que a diferença de valor calórico não é significativa entre as duas massas.

Mas ela ressalta que a vantagem do consumo do integral está na digestão. “Quanto mais refinados os alimentos, mais elevam o índice glicêmico, o que facilita o ganho de peso. Os alimentos integrais saciam mais e não facilitam este ganho”, explica. Para exemplificar, ela montou a tabelinha abaixo, comparando a minha receita com uma receita “gordinha”. Dá uma olhada.

Agora chega de falação e vamos ao que interessa, né, gente?!?

Macarrão gravatinha integral

Ingredientes
250 g de macarrão gravatinha integral
1 lata de atum light, em pedaços (em água)
2 fatias de queijo branco light
1/4 de lata de creme de leite light
Uma porção média de brócolis
2 tomates sem casca, picados
Alho, cebola, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Coloque o macarrão para cozinhar e, em outra panela, o brócolis. Enquanto isso, refogue o alho e a cebola em um fio de óleo. Quando estiver douradinho, acrescente o tomate e espere os pedaços derreterem. Em um recipiente à parte, coloque o atum escorrido e o creme de leite light. Misture bem. Corte o queijo branco em pedacinhos e reserve. Quando o macarrão e o brócolis ficarem prontos, escorra e junte ambos na panela do tomate. Acrescente o atum com o creme de leite e, por último, o queijo branco. Misture bem e sirva.

Rendimento: 4 porções

Marmitinha pronta para ser devorada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *