comer

Hoje tem cheesecake de chocolate branco, pessoal!

Cheesecakechocolatebranco

Eu poderia estar dando receita de brigadeiro de batata doce, mousse de cacau com biomassa ou qualquer coisa à base de avocado (o super alimento da vez). Mas ah, gente. É NATAL, BORA RELAXAR UM POUCO!

Brincadeiras à parte, vocês sabem que eu sou super a favor das substituições que tornam os pratos mais leves e saudáveis.

Mas eu também curto a ideia de comer de tudo com moderação! É o que tento praticar na minha vida, por isso não vejo grandes problemas em incluir doce na minha alimentação justamente porque essa não é a REGRA, não é uma coisa tão frequente. 

E nada melhor do que um bom doce caseiro! Esses dias me deu uma baita vontade de comer um cheesecake e eu achei uma receita que só ia  três ingredientes na massa, então pensei: OPA, É ESSA MESMO!

Giphyivetemamae

Como eu sempre faço, acabei olhando outras receitas e fazendo uma versão minha. Eu gostei do resultado porque não ficou muito grande (usei uma forma pequena de pão).

Ficou um pouco mais doce do que eu gostaria, então, aconselho ir colocando o chocolate aos poucos para você poder acertar na quantidade.

Então, bora pra cozinha! Em comparação às receitas que coloco aqui (que são práticas e rápidas) essa é um pouco mais demoradinha, mas nessa época do ano a gente realmente tá mais animado pra ficar na cozinha né?

Eu sou super desastrada pra fazer doce (por motivos de: não faço nunca), mas se eu fui capaz de fazer esta receita, você também é! Bora!

Cheesecakechocolatebranco2

Cheesecake com massa de chocolate branco

Ingredientes
Base
10 bolachas (maizena, leite, amanteigada…a que preferir. Usei uma que tinha um toquezinho de canela e ficou mara)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida

Massa
3 ovos
200 g de cream cheese
200 g de chocolate branco

Cobertura
1 xícara de frutas vermelhas
1 colher (sopa) açúcar
1/2 limão

Modo de preparo
Unte uma forma pequena com óleo e coloque um papel manteiga.

Base: triture as bolachas no processador até virar uma farofa. Acrescente a manteiga derretida e mexa bem com as mãos até virar uma massinha. Coloque na base da forma, em cima do papel manteiga, amassando bem, para ficar bem compacta. Leve à geladeira.

Massa: separa as claras das gemas. Leve as claras ao freezer (deixe alguns minutinhos) e peneire as gemas. Enquanto isso, derreta o chocolate no microondas. Depois, coloque ele já derretido em um recipiente com o cream cheese e as gemas, e bata na batedeira na velocidade baixa.

Retire as claras do freezer e bata em neve (coloquei um tiquinho de açúcar, só para incorpar mais). Acrescente delicadamente à massa, mexendo bem.

Tire a base da geladeira, coloque a massa e leve ao forno para assar em temperatura média, em banho maria, por 20 minutos. Abaixe o fogo e deixe mais 20 minutos.

Depois retire e deixe esfriar.

Geleia: coloque as frutas e o açúcar em uma panela, mexa bem e deixe refogar em fogo baixo aproximadamente 20 minutos. Quando estiver engrossando, esprema o limão, mexa bem, tire do fogo e tampe a panela.

Depois que esfriar, cubra o cheesecake e leve à geladeira por pelo menos uma hora, porque o gostoso é comer geladinho! Enjoy!

Dica extra

Aqui em casa, sobremesa não tem vazão, por mais gostosa que seja!  Então, mesmo fazendo uma receita pequena, sobrou. Então comecei a pesquisar se dava para congelar o cheesecake, porque eu amo congelar as coisas, rs. E pelo que vi, dá sim. Imagina que legal eu lembrar daqui três meses que tem um cheesecake lá me esperando. AFF!

Para ficar ainda melhor, vale congelar sem cobertura. Eu não fui tão esperta de ler estes maravilhosos posts antes e taquei a geleia no cheesecake todo, enfim, vivendo e aprendendo, quando eu descongelar saberei se deu certo ou não. 😉