comer
Leave a comment

Dica do dia: batata rosti na air fryer com recheio de frango

Batatarosti Airfryer

Eu sempre achei batata rosti a coisa mais linda do mundo, mas nunca me arrisquei a fazer porque eu achava que dava muiiiito trabalho. E vamos combinar que pratos que exigem acrobacias não é para amadores.

Pancakes

 

Mas esses dias resolvi testar fazendo na air fryer, e, apesar de algumas dificuldades que abrirei aqui com todo meu coração, foi menos caótico do que eu imaginava. E o sabor ficou muito bom!

E o bom da batata rosti é que você pode rechear com o que tiver na frente: mussarela, tomate e orégano, carne moída, carne louca, palmito…huuum! Eu fiz com frango porque já tinha pronto no freezer. Mas use sua criatividade!

Batata rosti com frango na air fryer

Ingredientes
3 batatas médias
Sal e azeite a gosto

Recheio
Usei uns 200 g de frango desfiado (já estava pronto e temperado), meia cebola em fatias bem fininhas e um pedaço pequeno de provolone ralado.

Modo de preparo
Descasque as batatas, corte em cubos médios e deixe cozinhar por uns 5 minutos depois que abrir fervura (espete com o garfo e veja se ela está um pouco macia, mas dura o suficiente pra você conseguir ralar).

Tire da panela e espere esfriar um pouco, então rale no ralador. Pincele com um fio de azeite o fundo da forma da panela. Espalhe metade da batata até cobrir toda a forma, pressionando bem. Coloque o recheio no centro. Cubra com o resto da batata.

Dificuldade number one: Esticar a batata para que fique no formato da forma não é a coisa mais fácil do mundo, porque ela fica meio grudenta. Mas vá espalhando com uma colher de pau ou espátula de silicone COM FÉ que no fim dá certo e fica mais ou menos assim, ó:

Batatarosti Airfryer Crua

Programe para 15 minutos a 180 graus. Aí que vem a…

…Dificuldade number two: VIRAR também não é tão simples. Eu usei um prato e só depois que virei lembrei que eu teria que VOLTAR a batata pra forma (inteligência pura). Não foi fácil, achei que ia despedaçar inteira, mas o que eu percebi é que mesmo que ela despedace um pouco, você consegue moldar com uma espátula e volta tudo pro lugar. Daí mais 15 minutos, na mesma temperatura. 

O que importa, no fim, mesmo que ela fique um pouco atropelada (como podem notar na foto) é que fica muito saboroso!

A batata desfiadinha fica com uma textura incrível. A dica da cebola também foi boa, ela dá um sabor a mais para o recheio. E o melhor é que não vai gordura né?

Na hora de servir, dispensei o arroz, mas fiz uma bela salada. A Raquel Labonia, nutricionista da WellMove, deu seu veredicto e disse que ficou com vontade de comer a batata rosti às 9h da manhã ao ler a receita quando eu mandei. 😀

NUTRI LIKES “É um prato equilibrado, porque tem carboidrato e proteína. Pelo fato de a batata não ter fibra, é interessante comer junto com a salada. E se você acrescentar algum vegetal cozido vai enriquecer ainda mais a refeição, com mais nutrientes e minerais. E o legal de fazer na air fryer é que usa pouca gordura e mantém as propriedades do alimento.”

 

  • A minha panela é da Mondial (não é um post patrocinado, mas Mondial, me liga! Rs). A forma é grandinha, então, para preencher ela toda teria que usar 4 batatas pequenas ou 3 grandes. Eu sei três pequenas e foi meio difícil preencher, mas é aquilo: prefiro fazer uma batata mais feínha e comer só o suficiente do que fazer uma incrível esteticamente mas depois ter que repetir 3 vezes por dó de jogar fora. Mas aí é livre escolha! Só estou dando as dicas “técnicas” (cof, cof) para que você tenha noção de volume.

Batatarosti Airfryer2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *