comer
Leave a comment

Segunda sem carne: macarrão com molho de abóbora e noz-moscada

Molho Abobora Nozmoscada

Quem segue a Marmiteira aqui sabe que eu tenho um “quê” de Bela Gil: adoro inventar substituições que deixem os pratos mais leves e nutritivos.

Nem sempre dá certo, como no caso do fatídico mousse de cacau com abacate, maaaaas devo dizer sem modéstia alguma que obtive sucesso na maior parte das últimas estripulias.

É o caso deste molho delicioso! Já deu para notar que eu amo abóbora, né? Neste caso aqui usei com casca e tudo #desperdíciozero!

Quando pedi a opinião da Raquel Labonia, da WellMove (parceira do Marmiteira), sobre a receita, ela me veio com algo mais belagilzístico ainda:

“Você pode substituir o creme de leite por inhame, por exemplo”, disse. Acho a alternativa interessante, mas como sou uma “Bela Gil Total Flex“, usei creme de leite, mas em pouca quantidade. Acho que o segredo é saber usar tudo de forma moderada, sempre diversificando os nutrientes.

Por exemplo: salpiquei uns pedacinhos de gorgonzola em cima. Tem um quilo de gorgonzola? Não! Como gorgonzola todos os dias? Não! Então tá tudo certo!

Ainda assim, o inhame é uma forma interessante de engrossar molhos, principalmente para pessoas que são intolerantes à lactose – #fikdik da nutri! Além disso, a Raquel falou maravilhas sobre minha querida abóbora. Olha só!

INGREDIENTE DO PODER “A abóbora é super rica em betacaroteno, um antioxidante poderoso que se transforma em vitamina A dentro do nosso corpo e ajuda na saúde da nossa pele e olhos. Além de ser nutritiva, é também um dos carboidratos do bem: fornece energia e poucas calorias.”

 

Falou e disse, nutri! Agora, bora pra receita? Antes só quero dar uma dica importante: eu bati a abóbora com a água do cozimento, só que coloquei muita e depois tive que engrossar o molho com farinha (o que eu acho totalmente dispensável na maioria dos molhos que faço em casa).

Molho Abobora Nozmoscada2

Noz-moscada dá um sabor ma-ra-vi-lho-so para este molho

Minha dica é: vá batendo a abóbora aos poucos, e colocando água à medida que achar necessário…ela já chupa bastante água durante o cozimento, então, para um molho mais grossinho, use menos água, belê?

Molho de abóbora com noz-moscada

Ingredientes
1 copo e meio de cubos de abóbora cabotiá com casca (aproximadamente 300 g)
1/2 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de azeite
1 alho picado
Uma pitada de sal
Uma pitada de noz-moscada
Um pouco da água do cozimento

Modo de preparo
Cozinhe os cubos de abóbora com casca e tudo. Quando estiver bem molinha, passe para outro recipiente, acrescente o creme de leite e bata com o mixer (eu usei o mixer, mas pode ser no liquidificador ou processador) com um pouco da água do cozimento.

Refogue o alho no azeite, junte o creme, tempere com sal e noz-moscada. Fiz um macarrãozinho, coloquei o molho por cima e finalizei com queijo… e pronto! 😉

Molho Abobora Nozmoscada3

Parece mac’n’cheese, mas é abóbora mesmo! Rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *