comer
Leave a comment

Casca de abacaxi não é lixo! Aprenda a fazer um delicioso chá

Chá de casca de abacaxi

Descascar um abacaxi, definitivamente, não é uma missão para os fracos. Mas todo esforço dessa vida vem acompanhado de uma boa recompensa, e, neste caso de duas: comer a fruta e fazer um delicioso chá com sua casca.

Sim, amigos! Aquele montão de casca espinhuda que a gente geralmente joga no lixo pode virar um maravilhoso chá. Com este friozinho, ele cai como um abraço gostoso.

Outra coisa boa dessa receita é que dispensa o açúcar: como leva especiarias, ele é super aromático. Claro, você pode adoçar como preferir, e também pode dar seu toque especial no chá: hortelã e gengibre, por exemplo, combinam muito bem com a fruta.

Você deve estar se perguntando: “ai, credo, mas a casca é suja! Vai saber por onde passou?!?”. Sim, ela é suja mesmo. Mas é só lavar, assim como fazemos com outros alimentos que vão pra dentro do nosso corpitcho com casca: maçã, pera, uva, tomate, abobrinha, berinjela, etc.

Marcia Cristina Basilio, minha professora no curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos (Senac), me disse que lavar bem com água corrente já resolve. Não precisa usar detergente, pois isso levaria mais química ao alimento sendo que é totalmente dispensável.

Caso você ainda não se sinta à vontade com a ideia, use uma bucha específica para alimentos (se usar a da pia estará levando mais bactérias para a casca!). “A intenção é retirar resíduos visíveis como terra e bichos. Microorganismos são eliminados por fervura”, explica a teacher.

Bora?

Chá de casca de abacaxi

Ingredientes
1 litro de água
Cascas de um abacaxi
10 cravinhos
2 canelas em pau
3 anis estrelados (opcional)

Modo de preparo
Lave bem as cascas na água corrente. Coloque-as em uma panela com a água e as especiarias e deixe ferver. Depois de desligar o fogo, costumo deixar a panela tampada para o gosto “encorpar” ainda mais. Ele fica bom tanto quente quanto gelado! Enjoy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *