comer
Leave a comment

Faça um delicioso molho de tomate com casca de berinjela

Molho com casca de berinjela - Sem desperdício!

Com esse frio qualquer prato que leve a palavra “molho” já ganha o nosso respeito: com os termômetros lá embaixo, tudo o que buscamos na hora do almoço ou jantar é comer uma comidinha quente e reconfortante.

E, como promessa é dívida, hoje estou aqui para trazer a receita que prometi no meu último texto: o molho de tomate com casca de berinjela! Sim, queridos, negócio de jogar casca fora não tá com nada!

Eu aprendi esta receita em um curso de Aproveitamento Integral de Alimentos do Senac. Como sempre, fiz #domeujeitinho, mas, para a minha professora não puxar minha orelha, vou colocar aqui do jeitinho que está na apostila, que inclusive sugere que ele seja servido com espaguete.

Espaguete ao molho de casca de berinjela

Ingredientes
500 g de espaguete número 8
2 dentes de alho picado
3 colheres (sopa) de óleo
2 copos americanos (aproximadamente 3 unidades de berinjela) de cascas de berinjela cortadas em tiras de mais ou menos 1 cm de largura
250 ml de água
2 ramos de manjericão fresco com talos (sim, do manjericão se aproveita até o talo!)
250 g de queijo parmesão
4 unidades de tomates cozidos picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Coloque a água para cocção do macarrão para ferver. Em outra panela, doure o alho no óleo e junte as cascas da berinjela. Refogue por 5 minutos. Acrescente ao refogado a água, o sal, a pimenta, o manjericão fresco e os tomates cozidos e picados grosseiramente. Cozinhe por cerca de 5 minutos, até engrossar ligeiramente.

Cozinhe o espaguete al dente. Coloque a massa em um refratário e acrescente o molho. Salpique com queijo e com os talos de manjericão e sirva quente.

Receita extraída do ‘Manual de Receitas – Aproveitamento Integral de Alimentos’ / Coordenação técnica: Karina Aparecida Gabriel dos Ramos e Elaboração do Recurso Didático: Marcia Cristina Basilio.

Zoiúdo com molhim

No dia que eu fiz o molho, resolvi testar algo que estava namorando há um tempão: um ovo frito ao molho de tomate. Um dia vi a NAMARIA fazendo isso e logo cedo já estava com vontade de almoçar (sou dessas). Eu fiz assim: aqueci o molho e, quando ele começou a borbulhar, quebrei o ovo. Coloquei uma pitada de sal, pimenta moída na hora e cebolinha fresca. Abaixei o fogo e esperei ele cozinhar. Ficou ó: puro amor!

Zoiudim da mamãe <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *