comer
comments 2

“Caseirão do dia”: faça seus próprios nuggets assados

Tem coisa que é melhor não saber como é feita, porque senão você acaba não tendo coragem de comer nunca mais. Essa frase fez todo sentido para mim quando vi, há um bom tempo atrás, um programa em que Jamie Oliver mostrava a um grupo de crianças como eram feitos os simpáticos nuggets com os quais elas se empanturravam na escola e em casa.

O que ele tentava mostrar era o seguinte: tudo que é resto de frango (pele, cartilagens, miúdos e por aí vai), é triturado e, junto a muitos outros aditivos químicos “sabor frango”, vira uma maçaroca que, por fim, é cortada em formatinho fofo, empanada e frita.

Ele não teve muito sucesso e eu fiquei um pouco chocada com o fim do vídeo (ai, desculpa, contei!). As crianças ainda assim toparam comer o produto final, para a decepção do chef. O que comprova que, na indústria alimentícia, uma imagem atrativa vale bem mais do que mil nutrientes.

Mas olha, Jamie, a mim você convenceu, e desde então eu nunca mais comi nugget na vida.

Dia destes resolvi fazer algo parecido, em uma tentativa de inventar um petisco mais natural. Cortei o frango, empanei, “chuchei” no shoyu (com moderação, gente, vai com calma nesse sódio!)  e olha: ficou delícia.

A receita é bem simples, então anota aí.

 

Nuggets caseiro

Ingredientes
4 filés de frango
2 xícaras de farinha de mandioca flocada
2 ovos
Tempero a gosto

Modo de preparo
Corte os filés de frango em pedaços pequenos, e tempere de acordo com a sua preferência. Eu usei pimenta moída na hora, sal, genbibre em pó, um pouquinho de limão e azeite.

Já temperados, é hora de empanar: passe no ovo, e depois na farinha. Coloque em uma forma e asse em forno médio por cerca de 40 minutos. Sirva com shoyu.

E se ainda resta dúvida de onde vêm os nuggets vendidos em caixinha, titio Jamie explica:

 

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *