Também acredito muito na velha frase ‘você é o que você come’, e, recentemente, conheci uma história interessante que mostra o poder da alimentação sobre a nossa saúde. Ullenka Kaczmarek, 41, é uma fotógrafa polonesa mãe de três filhos: Troy, de 1 ano e 7 meses, Travis, de 5, e Maya, de 9.
Eles sofrem de um problema de pele que se manifesta em forma de manchas vermelhas em todo o corpo, dependendo do tipo de alimento que consomem.
Depois de muitas tentativas de mudanças na dieta, ela decidiu radicalizar. Hoje eles comem somente de alimentos crus, entre frutas, verduras e legumes.
A mãe conta que somente isso fez a pele dos filhos melhorar. Na verdade, eles mudaram radicalmente de vida: atualmente, estão viajando o mundo com os filhos e experimentando uma vida totalmente diferente do tradicional.
Em seu Instagram, Ullenka usa seu talento como fotógrafa para retratar um pouco do dia a dia da família, claro, cercada por frutas. Dá uma olhada em cada coisa linda.
Restrição alimentar ou modismo?
Essa história me chamou atenção justamente pela dificuldade que essas crianças têm em fazer uma alimentação ‘normal’. Não poder comer algum grupo alimentar, porque o organismo rejeita, é algo muito sério.
Por isso não entendo pessoas tirando glúten e lactose da dieta, por exemplo, sem consultar um médico e sem saber que impacto isso pode causar.
No caso de Ullenka, a saída encontrada foi extrema e hoje é 100% natural. Mas segundo o médico especialista em nutrição Eric Slywitch, até mesmo este tipo de dieta exige cuidados especiais.
Ele afirma que quem opta por alimentos crus geralmente precisa ingerir um volume maior de alimentos para se atingir maior densidade calórica.
Ullenka me falou um pouco sobre a adaptação da família à nova realidade. Veja os melhores trechos da entrevista.
Com qual o objetivo começaram a viajar? Isso tem alguma coisa a ver com a mudança alimentar?
Chegamos a um ponto que precisávamos fazer uma grande mudança em nossas vidas. Não sabíamos o que fazer depois que nossos filhos começaram a ter problemas de saúde.
Viajar e deixar a nossa zona de conforto foi uma das mudanças que fizemos para melhorar nossa vida, ajudar nossos filhos e promover um estilo de vida saudável e vegan.
Por quantos lugares já passaram?
Alemanha, Suíça, França, Espanha e Portugal. Anteriormente vistamos a Grã-Bretanha, Holanda, Bélgica, Itália e Áustria.
Todos os seus filhos têm problemas na pele? Quais são estes problemas?
Todos eles têm eczema, ou alergia alimentar. Pelos meus estudos e experiência, trata-se de um sintoma e não de uma doença. Os sintomas aumentam após as refeições, em situações estressantes e também durante mudanças na dieta.
Você pode dizer então que curou seus filhos somente com a dieta?
Leva cerca de dois anos para a limpeza total. Às vezes até mais. Os meus filhos estão no meio do caminho ainda.
No entanto, a pele melhorou 100% nos meninos, Troy e Travis, e 90% na Maya. Ela é a mais velha e teve uma dieta muito pior antes de os irmãos nascerem.
Ela consumia muitos laticínios e glúten, assim como carne. Travis muito menos, e Troy praticamente não consumiu nada disso, exceto durante minha gravidez, mas sofreu menos influência.
Posso dizer que a pele deles está nova perto do que era. Maya ainda tem manhas da desintoxicação, mas sua cura é regular e vem melhorando semana a semana.
Quais são as principais dificuldades de se seguir uma dieta tão restritiva?
Os velhos hábitos, os sabores que nos lembramos. Os desejos aparecem e não é fácil lidar com eles. A melhor solução é comer mais frutas, porque quando estamos cheios não temos desejos. Com muita fome, é mais provável desejar os alimentos pouco saudáveis.
Em certos lugares é difícil comprar frutas e isso exige um esforço enorme. Quando não há muito tempo, acabo achando minhas saladas meio parecidas dia após dia. É importante tentar ser criativo, porque os desejos não vêm quando a comida tem um gosto bom.
O que você acha que essa dieta trouxe de bom para a sua família?
Todo mundo teve melhoras na saúde. Nós, os pais, perdemos peso sem nem pensar nisso. Minhas enxaquecas foram embora, as dores nas costas do meu marido e sua fadiga constante desapareceram também. Isso sem falar na melhor digestão, com o um todo.
Nós todos nos sentimos melhor, temos mais energia e em geral somos mais felizes. Eu também acho que pareço mais jovem, menos cansada e tenho muito menos trabalho na cozinha.
Outro aspecto tem a ver com a maior consciência sobre a saúde, as escolhas alimentares e sua influência em nossa vida. Eu acho que ganhei mais sintonia com meu corpo e posso ver a diferença das reações entre determinados alimentos. Hoje eu sei como fazer escolhas melhores.
Mude aos poucos, mude bem
Para quem anda pensando em adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, Eric recomenda as mudanças gradativas. “Pode ser trocando os alimentos refinados pelos integrais, eliminando aos poucos tudo o que é industrializado, que vem em pacotinhos com substâncias químicas nos ingredientes como corantes, estabilizantes e aromatizantes”, indica.
Vale ressaltar a importância de se consultar um especialista antes de parar de comer alguma coisa por modismo, ou apostar que um amigo fez, e deu certo. “Quando se pretende retirar um alimento que é usado com frequência na dieta, ou mesmo retirar um grupo alimentar inteiro, é importante saber o que deve usado no seu lugar para que não haja carência ou excesso de nutrientes”, finaliza.