comer
Leave a comment

Veja receita de franguinho com molho de abóbora

Tenho para mim que alimentos que vêm em forma de pozinho e, depois de alguns minutos no microondas, viram um prato, uma sopa ou, mais estranho ainda, um bolo, não podem ser ‘coisa de Deus’. Por isso tento evitá-los a todo custo.

Por sorte, sou do tipo que acorda pensando na janta. Sim, penso muito em comida, mas isso também tem a ver com planejamento: saber o que tem na geladeira ou no freezer e imaginar combinações saborosas ajuda a gente a fugir dessas ciladas da indústria. 

Um belo dia acordei pensando em fazer um frango ao curry a noite. O frango eu sempre tenho pronto; compro ele cortado estilo estrogonofe e já refogo tudo de uma vez, para congelar em pequenas porções.

Assim como carne moída, ele é um ótimo coringa para quem não tem tempo, entrando em sopas, risotos, tapiocas, escondidinhos ou até mesmo só refogado, acompanhando legumes, arroz e feijão.

Cheguei em casa felizona e me deparei com uma constatação: eu não tinha curry. Que decepção! Mas a cozinha está sempre testando a nossa capacidade de improviso e foi aí que uma abóbora que estava na geladeira entrou na jogada.

Não chegaria perto do sabor do curry, mas pelo menos da cor aproximada do prato que eu já sonhava em comer logo cedo.

A abóbora é um ingrediente que vai bem em muitos pratos.  Dá uma olhada na mistureba que eu fiz aí e que me rendeu uma bela de uma marmita.

Franguinho no molho de abóbora com iogurte

Ingredientes
200 g de peito de frango cortado em cubos
1 quilo de abóbora paulista
1 copo de iogurte desnatado
1 fio de óleo
1/2 cebola
2 dentes de alho
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
Cebolinha para finalizar

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no fio de óleo. Acrescente o frango e acerte o sal. Quando ele estiver quase no ponto, junte a abóbora (o tempo de cozimento dela é mais curto). Quando ela estiver bem molinha, misture bem para que se desmanche. Desligue a panela, acrescente o iogurte e mexa bem. Finalize com a cebolinha.

Rendimento: 6 porções de 200 g
Valor calórico por porção: 142 calorias por porção 

 Obs.: você pode fazer com menos abóbora, para evitar o exagero e o desperdício. Na minha receita, por exemplo, usei apenas uma unidade, mas aqui usei um quilo somente para efeito de cálculo da nutricionista.
Colaborou com este post: Sandra da Silva Maria, Nutricionista da Clínica Gastro Obeso Center

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *