alimentação
Leave a comment

Pós-Páscoa: veja dicas para lidar com tanto chocolate à vista

A Páscoa nem chegou ao fim, mas aposto que tem muita gente já se perguntado: “o que eu vou fazer com este monte de chocolate”? Claro que “comer tudo” é a opção mais saborosa, mas para quem vem mantendo uma alimentação equilibrada vale pensar um pouco antes de se entregar à compulsão e depois ficar se martirizando.

Não sou chocólatra, mas entendo que para muita gente essa é uma das épocas mais saborosas e ao mesmo tempo mais carregadas de culpa do ano. Acredito muito que a melhor forma de evitar a compulsão – um hábito que não traz nada além de uma alegria passageira – é treinar o cérebro e, por consequência, o paladar.

Então taí uma ótima oportunidade para isso: a “administração” das toneladas de chocolate no pós-Páscoa. Vamos começar dando nomes aos bois.

Você é chocólatra?
Dá uma olhada nas perguntinhas abaixo.

1.    Você sente vontade ou necessidade de comer chocolate todos os dias?

2.    Sempre que vai ao mercado, precisa comprar chocolate?

3.    Fica sempre lembrando que sobrou um pedacinho de chocolate para comer e não fica tranquilo até ver o fim?

4.    Come escondido para não dividir ou não perceberem o quanto está comendo? (Obs.:coisa feia, gente)

5.    Precisa comer chocolate para se sentir feliz.

Respondeu “sim” para a maioria? Então já sabe, né. Coelhinho da Páscoa gosta muito de você. Entrevistei algumas especialistas em busca de dicas neste sentido. O tema é batido, mas se você está aí sem fazer nada, mastigando um chocolate, não custa dar uma olhada.

Se a marmita for nutritiva, acredite: você não vai precisar dessa caixa inteira

– Prefira comer chocolate quando estiver com alguém por perto. Sozinho, sem ninguém olhando, a chance de se empanturrar é  maior. Já acompanhado você se obriga a comer menos, porque divide.

– Não sabe mais o que fazer com tanta sobra? Utilize em alguma receita mais leve, como um fondue com frutas, ou para cobertura de um bolo de cenoura.

– Ainda tem mais? Congele! Ter uma tonelada de chocolate à mão definitivamente não é a melhor forma de se livrar do vício. Congelando, você evita comer tudo de uma vez, e ainda garante aquela lembrança maravilhosa lá pelo meio do mês seguinte e fica feliz da vida. Lembre-se de embalar bem para evitar o contato com a umidade.

– Desapegue: se ganhou muito chocolate, doe um pouco. Pode ser para uma criança carente, uma instituição, para um amigo, alguém da família.

– Não caia na cilada das versões diet. Eles podem não conter açúcar, mas muitos são carregados de gordura e acabam sendo mais calóricos ainda do que a versão tradicional.

– Dê preferência para a versão amarga, e também para os sem recheio; ou para os que têm mais de 50% de concentração de cacau.

– Se é para ganhar calorias, invista “no” chocolate. Não vale a pena engordar comendo porcaria, então, escolha comer menos, mas com mais qualidade.

Marmita completa = compulsão zero
Não posso deixar de dizer, neste post, que um ótimo caminho para acabar de vez com a compulsão alimentar é investir em refeições completas e variadas. Evitar longos períodos de jejum também é uma dica, porque quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo implora por calorias, e é aí que o chocolate mais próximo dá aquele sorrisão para você. Não tem muito segredo, né? É só dar ao corpo o que ele precisa, e acredite: ele não precisa só de chocolate.

Então, mais do que nunca, essa semana merece marmitas completas e nutritivas. Lembre-se sempre de incluir no almoço arroz, feijão, a carne de sua preferência assada ou refogada, vegetais e saladas. Entre as refeições, sempre vale ter uma fruta à mão, barrinhas, ou ainda as frutas secas, que nos mantêm saciados e ajudam a conter a compulsão.

E, por fim, uma notícia boa, porque somos filhos de Deus. “Uma porção de 30 g não compromete a dieta de ninguém, especialmente se consumido nos lanches intermediários, como no lanche da tarde, acompanhando algo leve. Ele vai dar mais pique e energia para o final do dia”, diz a nutricionista consultora da Nutrawell, Alessandra Luglio, que também indica a receita a seguir.

Eu não fiz, porque em casa não somos de doce e as sobremesas acabam encalhando. Mas fica a dica para quem quer passar a consumir chocolate de forma menos compulsiva.

Trufas supernutritivas

Ingredientes
1 xícara de tâmaras secas
1/4 de xícara de cacau em pó
1 colher (sopa) de óleo de coco
1/2 xícara de nozes picadas
1 colher (café) de essência de baunilha
1 xícara de sobras de chocolate (de preferencia amargo) picado

Modo de preparo
Bata no liquidificador as tâmaras, o cacau, o óleo de coco e a essência de baunilha. Bata com cuidado até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma tigela e, com as mãos, misture-a com as nozes e chocolate picados. Amasse até ficar homogêneo e enrole bolinhas médias como brigadeiro. Passe as bolinhas em  um prato com cacau em pó e estão prontas. Conserve-as na geladeira por alguns dias.

Colaboraram com este post: Roseli Espíndola Balchiunas e Irene Coutinho de Macedo, respectivamente professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *