Diga não ao bullying com o peixe na marmita

Não sou eu quem está dizendo, é a ciência: peixe faz bem para a saúde. Além disso, grande parte deles têm pouquíssima gordura, como demonstrei neste post aqui.

Confesso que por muito tempo eu mesma praticava bullying com peixes: os que tinham gosto muito forte me embrulhavam o estômago, e, para o cheiro forte, sempre torci o nariz.

Mas como não sou de arregar para novas experimentações, aos poucos fui começando a incluir o peixe na alimentação, até para poder comparar o gosto deles, descobrir qual tem cheiro e sabor mais leve, qual textura me agradava mais.

Na prática, descobri que uma grande variedade deles é bem suave, no cheiro e no gosto. Mas para não falar besteira por aqui, resolvi conversar com um especialista em busca de dicas para garantir o peixe na marmita, sem ofender nenhum coleguinha ao meu redor.

Segundo o chef Hélio Takeda, professor de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, os peixes que têm menos cheiro são tilápia, robalo, salmão, anchova e meca (atum branco). Então já sabe, né? Melhor não inventar muito se não quiser sofrer bullying na ‘firma’.

Ele afirma também que todos estes pode ser grelhados, empanados, fritos ou assados, mas é bom evitar o molho para que a textura não fique muito mole ao esquentar.

Outra dica bacana para tirar o cheiro do peixe é usar o limão. Eu mesma uso sempre para temperar: no suco de um limão, já misturo sal, pimenta moída na hora, azeite e outros temperos para encher o filezinho de sabor.

Como eu também busco praticidade, amei uma receita do livro Crianças Francesas Comem de Tudo. Mudei poucas coisas da original, mas o conceito eu segui à risca: peixe no papelote! Fica pronto em 15 minutos, o sabor é ótimo, o aroma agradável.

Além disso mata dois itens importantes para uma marmita completa: uma porção de proteína e uma de vegetais, ambos feitos no mesmo preparo. Bom apetite!

Peixe no papelote com iogurte natural

Ingredientes
1 filé de peixe (geralmente uso Tilápia ou Linguado)
1/2 abóbora paulista (ou legume de sua preferência)
1 colher (sopa) de iogurte desnatado natural
Alho e cebola à gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
1/2 limão
1 colher (sopa) azeite

Modo de preparo
Abra um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para envolver o filé de peixe. Coloque metade do azeite na folha e o filé por cima. Acrescente o iogurte, todos os temperinhos e misture bem. Cubra o peixe com a abóbora picada e, por fim, com mais um pouquinho de azeite. Enrole bem o peixe nesta folha, sem deixar nenhuma fresta. Você pode dobrar as pontinhas para garantir. Coloque em uma forma e asse em forno médio de 10 a 15 minutos.

Valor calórico: 190 calorias (só o peixe, sem o legume)

 

 

Colaborou com este post: Avany Bon, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi.

 

« »

© 2020 Marmiteira. Theme by Anders Norén.