alimentação
Leave a comment

Vamos colocar mais amor nas nossas saladas?

Estive em férias no último mês (notaram minha ausência neste humilde blog?) e viajei para os Estados Unidos.  Eis que a terra dos hambúrgueres, cervejas artesanais e brunches super calóricos me inspirou a ter mil ideias de… saladas!

Longe de mim ‘fazer a light’ aqui e alegar que não me esbaldei com tudo isso aí que citei, mas, por outro lado, comi muitas saladas deliciosas. Por incrível que pareça, os americanos sabem fazer excelentes e criativas combinações com as folhas verdes.

obama_joinha

Até mesmo as que são vendidas em supermercado, e são super baratinhas, quebram um galho danado na hora da fome: muitas vêm com frutas secas, algum tipo de proteína, castanhas e molho (estes nem sempre saudáveis, infelizmente).

Este post é um convite a capricharmos mais na salada nossa de cada dia. O verão vem aí e nada melhor do que comer uma refeição leve, nutritiva e refrescante, acompanhando um suco natural ou até um bom vinho branco geladinho para aquele dia em que merecemos!

De volta para casa, me inspirei em outro ícone da cultura americana para o almoço de domingão: of course, o hambúrguer. Mas sempre caseiro! Nada de caixinha.

Para esta receita, usei a combinação de peito bovino e fraldinha (meio a meio), com um pouco de gordura, porque fizemos na churrasqueira e precisaria de um pouco dessa gordura para não ressecar. As duas carnes foram moídas juntas (é só pedir desse jeitinho pro açougueiro) para ficar bem misturadinha.

Mas se você quiser algo mais leve, aposte no patinho moído, uma carne menos gordurosa, que é a que sempre uso. É muito, muito simples: é só misturar a carne, modelar, jogar um pouco de sal grosso e assar na churrasqueira ou no forno.

Também pode usar sal de cozinha mesmo, e fazer na frigideira, com o mínimo de óleo possível (porque a carne já tem gordura suficiente para não grudar na panela).

Para acompanhar, fiz uma bela salada de alface americana, mas o diferencial foram os acompanhamentos.

Usei a cranberry seca, uma frutinha que os americanos gostam muito. Ela é bem saborosa e você encontra em qualquer empório ou mercadão. Esta eu comprei no Mercadão de Pinheiros, paguei cerca de R$ 8 um saquinho com 200 gramas.

Você pode achar caro, mas é algo que rende muito (você vai demorar para consumir 200 g, acredite!) e dá um “tchan” pra sua saladinha.

Também usei tomate, queijo parmesão ralado (como moderação tudo pode) e um molhinho de mostarda e mel que fez toda a diferença. Segue a receita, facinha de tudo!

Molho de mostarda e mel

Ingredientes
1 xícara de mostarda
1/2 xícara de iogurte
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo
Só misturar tudo! Tá aí o resultado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *