comer
Leave a comment

Lagarto com pimentões coloridos é opção menos gordurosa para o Natal

O mês de dezembro tem aquela cara de confraternização eterna, com muita festa e comilança. Na semana do Natal isso se intensifica e muita gente já está a um bom tempo pensando e planejando seus cardápios.

Eu não tenho uma dica natalina para dar, porque geralmente nas festas que passo em casa eu atuo mais como Louro José – dando pitaco e causando – do que como as diversas Ana Marias que, por sorte, tenho na minha família. 

Por isso hoje vou dar uma receita feita pela minha mãe, que é um lagarto fatiado com pimentões coloridos e cebola. 

Segundo a nutricionista do Instituto Cohen, Vivian Ragasso, que fez os cálculos de calorias da receita, o lagarto não é uma carne muito gordurosa e por isso é uma alternativa interessante para quem não quer enfiar tanto o pé na jaca. 

Ele também é ótimo para estes dias mais quentes, porque pode ser servido gelado. E, além disso, pode ser reaproveitado em diversos pratos, de maneiras diferentes. Dica de ouro para quem não tem tempo. 

Se você quiser fazer ele fatiado, é uma receita que tem que ser feita de um dia para o outro. Agora, se quiser comer ele desfiadinho, fica pronto no mesmo dia. Anote aí.

Lagarto fatiado com pimentões coloridos

Ingredientes
1 peça de lagarto (com cerca de 1 quilo)
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
1 cebola
1/2 copo de vinagre
Sal e pimenta a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo
Coloque a carne em uma panela de pressão, cubra com água e junte o sal e a pimenta (segundo a minha mãe, nem precisa colocar óleo, porque a própria gordura da carne já é suficiente). Após pegar pressão, cozinhe de 20 a 25 minutos. Retire, espere esfriar e enrole em um plástico filme. Leve ao freezer e deixe de um dia para o outro.

No dia seguinte, quando a carne estiver congelada, você retira e corta em fatias bem fininhas. Caso queira fazer desfiado, nem precisa congelar, pode temperar e preparar na hora mesmo. 

Montagem: corte os pimentões e as cebolas no formato que preferir. Em uma travessa, alterne camadas de carne, pimentões, cebola, salsinha e a cebolinha. Regue com o azeite e o vinagre. Leve à geladeira para gelar um pouquinho e, depois, sirva como preferir. 

Jante hoje, ‘marmite’ amanhã
Como essa receita rende bastante, dá para usar ela de diversas formas. Você pode fazer junto com uma macarronada, incluir em uma salada verde bem bonita para o jantar ou até mesmo comer com arroz e feijão.

Outra dica deliciosa é comer com pãozinho: eu fiz um lanche com pão integral e ficou bem gostoso. Na marmita do dia seguinte, levei arroz integral, grão de bico e salada verde. Use a criatividade e invente a sua versão!

Valor calórico
Porção individual (200 g): 291 calorias
Com pão francês: 428 calorias
Com duas fatias de pão de forma: 411 calorias
Com quatro colheres (sopa) de arroz e duas colheres (sopa) de feijão: 544 calorias

141222_marmiteira_lagarto_pimentoes_marmita_danibarg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *