comer
Leave a comment

Estrogonofe light tem cerca de 200 calorias a menos que versão tradicional

Gosto da ideia de testar receitas já conhecidas, porém, substituindo alguns ingredientes para obter um resultado mais saudável e com menor teor de gordura. Para este primeiro post no estilo “duelo”, escolhi o “estrogonofe light”, em que o creme de leite sai e o iogurte desnatado entra como protagonista com todo seu glamour e sabor.

O placar ficou assim: Estrogonofe light: 302 calorias x Estrogonofe tradicinal: 538 calorias

Eu, particularmente, uso muito o iogurte na cozinha. Ele é leve, versátil e tem um gosto azedinho que combina muito bem com diversos outros ingredientes. Outra vantagem deste prato é que ele é prático: levei no máximo 20 minutos para fazer. 

Você pode argumentar dizendo que isto não é estrogonofe. De fato, nada nesse mundo de meu Deus substitui a consistência, cremosidade e soberania do nosso tão amado (porém gordinho) creme de leite.

Mas a ideia é fazer uma receita gostosa para saborear sem culpa, não é mesmo? Então vamos lá!

Estrogonofe de frango light

Ingredientes
2 filés de frango grandes
2 tomates grandes
Cebola, alho, cebolinha, sal e pimenta a gosto
1 copo de iogurte natural desnatado

Modo de preparo
Pique o tomate em pedaços médios e reserve. Tempere os filés ao seu gosto, corte em tiras e refogue na cebola e no alho por alguns minutos, em um fio de óleo. Quando estiver cozido, jogue o tomate picado em cima do frango, tampe a panela e espere o tomate derreter. Quando o tomate estiver praticamente sumido nesta mistura, desligue o fogo. Acrescente o iogurte e a cebolinha e mexa bem até que a mistura se incorpore.

Rendimento: 2 porções

A foto não está lá essas coisas, mas o sabor ficou maravilhoso

A sugestão de acompanhamento, para o jantar, é uma porção pequena de purê de batatas, salada de rúcula e alface com tomatinho cereja. E o estrogonofe light foi para a marmita do dia seguinte acompanhando arroz integral. A batata palha – por motivos de: excesso de gordura – não participou desta festa.

Bom apetite!

Colaborou com este post: Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *