comer
comment 1

Até o talo: aprenda a fazer caldo saudável com cascas

Dia desses eu fui fazer uma matéria sobre um projeto muito legal, bem no coração da comunidade do Heliópolis, em São Paulo. A ideia era ensinar as donas de casa a cozinharem pratos gostosos, com a chamada “comida de verdade” – ou seja, tudo que vem da natureza, e não da indústria – e sem desperdício.

Quem leciona as aulas é a cozinheira Thabata Neder, e, entre as dicas que ela deu, gostei muito da ideia do caldo de legumes natural, feito com cascas. Além de ser uma dica prática, você evita jogar fora parte importante e nutritiva do alimento e deixa de lado o consumo dos tabletinhos industrializados, que geralmente são carregados de sódio.

E para quem faz sua própria marmita, é casca que não acaba mais! Então, sabe aquela dica que eu dei no post A louca do freezer? Você pode também aproveitar este momento para engrossar suas sobras e, quando for fazer um risotinho, uma sopa ou outro prato que exija caldo de legumes, pode usar o seu natural.

Para fazer este caldo, não tem uma fórmula super mágica. A primeira coisa que você vai fazer é começar a engordar o seu “saquinho do futuro caldo”, como ensina a Thabata. Taí a obra prima dela, já bem encorpada:

Aula de culinária no ‘Helipa’ traz dicas sobre alimentação consciente. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Claro que você vai lavar muito bem tudo isso antes de arremessar no freezer – afinal, são cascas! Eu, por via das dúvidas, lavei bem, deixei de molho na água, lavei uma segunda vez e passei no escorredor antes de mandar para o saquinho.

A parte boa é que a maior parte das sobras podem ser utilizadas, segundo Thabata. Então inclua na sua lista cascas de cenoura, pepino, rabanete, talos de verduras como agrião, escarola, almeirão e rúcula; restos de tomates cru e até mesmo a casca da cebola. A do alho ela não recomenda, porque pode amargar o caldo, e a da batata também não deve ser congelada porque ela pode deixar o caldo rançoso.

A hora do ‘vamo vê’
Eu tentei pedir uma ‘receitinha de bolo’ para a Thabata, mas ela é meio contra o “dar o peixe”. Ela gosta mesmo é de “ensinar a pescar”. E eu concordo: cada um conhece sua cozinha, a quantidade de bocas que têm em casa, e os gostos de cada um. Então ela me forneceu a seguinte média: “para cada 2 litros de caldo, vai uma ‘mãozada’ de casca”.

Caldo sem desperdício é a dica da cozinheira Thabata Nader. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

A concentração de sabor funciona assim: quanto mais cozinhar, mais concentrado, porque a água evapora. Então se você quiser um caldo com mais sabor, você pode cozinhar por mais tempo em fogo baixo. Ou então colocar mais cascas, de acordo com seu gosto.

O meu começou a nascer no último fim de semana: tem casca de chuchu, uns talos de cebolinha, além da casca e folhas de cenouras

Eu ainda não cheguei a fazer meu caldo na prática, mas meu saquinho está engordando e eu espero fazer boas marmitas com essa dica natureba. Assim a comida fica cada vez mais ‘de verdade’!

1 Comment

  1. Maria Cecilia Camargo says

    Muito bom! Estou fornecendo marmitas para os moradores de rua, nesta época de quarentena! Preciso de ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *