comer

Aprenda a fazer um delicioso pão integral de batata doce

Pão integral de batata doce

Pão caseiro. Duas palavrinhas que, juntas, enchem um lar de alegria. Tudo é bom, né? O cheiro na casa, a textura, a sensação de passar manteiga em uma fatia quentinha…ai, ai, ai.

Muito amor!

Melhor ainda porque a gente pode escolher os ingredientes e controlar a quantidade de sal, açúcar e gordura. A minha dica de hoje é uma promessa que fiz neste post, da receitinha de purê de batata doce com leite de coco.

Como a batata que eu usei nessa receita era muito grande, reservei um pouco do purê e fiz essa delícia aqui. Dá uma olhada.

Pão integral de batata doce
Ingredientes
1 batata doce branca grande
1 ovo
1 xícara de leite
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de mel (ou de açúcar orgânico)
1 colher de óleo
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
1 e 1/2 xícara de farinha integral
1 e 1/2 xícara de farinha branca

Modo de preparo
Cozinhe as batatas e espere esfriar; depois, esprema com a ajuda do espremedor. Bata o ovo num recipiente à parte (segundo a minha mãe, é para “não dar cheiro”). Em uma travessa grande, misture o fermento no leite, depois junte o ovo, o sal, o mel e o óleo. Depois de bem misturadinho, adicione a farinha branca e a integral.

Misture tudo com as mãos. A textura fica consistente e um pouco pastosa (dá um certo medo nessa hora). Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha integral, deixe crescer por uma hora e depois asse por mais ou menos 40 minutos. Dica: sirva com um café fresquinho e com manteiga “de verdade”.

paodebatatadoce

Tem coisa melhor do que pão saindo do forno?

Pão é prática

Apesar de eu amar fazer um pão caseiro, não sou nenhuma especialista e erro pacas, até porque eu vivo fazendo as coisas no olhômetro. Esta receita mesmo eu já tive resultados diferentes: um dia mais massudo, outro mais fofinho.

E já notei também que tem dia que a gente acorda com a “mão boa” pra bolo e pra pão. Vai do seu humor, do peso da sua mão, da sua energia, da sua “generosidade” para cada um dos ingredientes…então, a menos que você tenha uma balança em casa para ser rigoroso com a lista de ingredientes, ou ainda seja um Masterchef, o resultado vai ser sempre uma surpresa.

Mas esse é o tipo de risco que dá gosto de correr, né não? Então é isso: se errar, não desista. Uma hora você se acerta com uma receitinha de pão caseiro e aí, meu caro, não vai querer pão industrializado never more! Sigo tentando. 😉